Kamelot lançam Dark Asylum e revelam “Sanctuary” com Clémentine Delauney e Ignacia Fernández

Os Kamelot estão de regresso com Dark Asylum, o novo álbum da banda norte-americana de metal sinfónico, já disponível através da Napalm Records. Para assinalar o lançamento, o grupo revelou também “Sanctuary”, o último single do disco, que conta com participações especiais de Clémentine Delauney, dos Visions of Atlantis, e Ignacia Fernández, vocalista dos Decessus e actual Miss Mundo Chile.

Construído sobre riffs pulsantes, arranjos cinematográficos e uma forte componente orquestral, “Sanctuary” junta a voz do vocalista Tommy Karevik às interpretações de Delauney e Fernández. O resultado é um dos momentos mais ambiciosos de Dark Asylum, reforçando a dimensão teatral e narrativa que atravessa o novo trabalho.

Para Thomas Youngblood, guitarrista e membro fundador dos Kamelot, “Sanctuary” representa o momento em que a escuridão de RavenHill é finalmente deixada para trás. «A canção fala sobre esperança, liberdade e encontrar o caminho de volta a nós próprios depois de tudo aquilo por que passámos», explica o músico.

O videoclipe acompanha essa ideia, levando a narrativa para lá dos muros do RavenHill Asylum e mostrando um novo começo ainda marcado pelas memórias e pelas cicatrizes do passado. A presença das três vozes, segundo Youngblood, acrescenta uma profundidade emocional que reflecte a passagem «da escuridão para a luz».

Dark Asylum transporta os ouvintes para um universo neo-vitoriano dominado pelo misterioso RavenHill Asylum, uma instituição originalmente construída como uma grandiosa catedral e posteriormente transformada num espaço onde ciência, fé e loucura coexistem de forma inquietante.

Ao longo do álbum, os Kamelot aprofundam a vertente cinematográfica e atmosférica da sua música, sem abandonar os refrões e melodias que se tornaram parte da identidade da banda. Entre grandes momentos orquestrais, ambientes sombrios e uma narrativa marcada pelo conflito psicológico, Dark Asylum apresenta-se como uma experiência conceptual imersiva.

O disco conta ainda com várias participações especiais, incluindo Tobias Sammet, dos Avantasia, Lea-Sophie Fischer, dos Eluveitie, Rannveig Sif Sigurðardóttir, Sólveig Sara Leupold e Billy King.

Entre temas como “Ashen World”, “Ivy, My Dear” e “Sanctuary”, o álbum acompanha a personagem central numa descida à escuridão psicológica, onde a identidade se fragmenta, a realidade se transforma e o controlo parece escapar para mãos invisíveis. A viagem conduz, eventualmente, à possibilidade de transformação e redenção.

Kamelot levam Dark Asylum para a estrada

O lançamento do álbum dá também início à Dark Asylum World Tour, uma extensa digressão que passa pela América do Norte e Europa. Entre as datas europeias encontram-se actuações em Tilburg, nos Países Baixos, no Kamfest, Londres, no Reino Unido, Varsóvia, na Polónia, e Barcelona, em Espanha. A digressão promete transportar para o palco o universo visual e narrativo de RavenHill Asylum, numa produção à escala da dimensão sinfónica e teatral que caracteriza os Kamelot. Com Dark Asylum, a banda abre oficialmente as portas do RavenHill. Resta saber se quem entrar encontrará finalmente um santuário ou ficará perdido nos seus corredores.

You May Also Like

Interview with Arne Vandenhoeck and Dennis Lefebvre from the belgian band Marche Funèbre

Tormentor em Lisboa: uma viagem sem regresso ao coração do black metal

ALCEST regressam a Portugal em 2027 para dois concertos muito aguardados

Fatal Move levam o hardcore belga ao Village Underground em Lisboa

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt