Jethro Tull no Coliseu de Lisboa: a prova de que “velhos” são os trapos

Com sete décadas de atividade, os Jethro Tull, um dos grupos mais singulares da história do rock, ainda estão em tour tendo passado pelo Coliseu de Lisboa.

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

Formados na Grã-Bretanha em 1968, apesar de Ian Anderson ter nascido em Edimburgo, na Escócia, a banda mitica do universo do rock progressivo foi buscar o nome a  agricultor inglês pioneiro do século XVIII.

A banda trouxe o seu som único a Lisboa atuando para deleite de um Coliseu praticamente cheio. O concerto, integrado na tour mundial dos Jethro Tull, foi dividido em duas partes, sempre com Ian Anderson, o flautista, cantor e compositor de 76 anos, aos comandos. O alinhamento revelou-se algo surpreendente, pois baseou-se numa mistura equilibrada entre material novo e antigo. 

O lendário grupo britânico de rock  progressivo ganhou fama mundial por abordar distintos géneros musicais, como o folk, o clássico, os blues e até o jazz, fazendo de cada concerto algo teatral, o que voltou a acontecer em Lisboa com as músicas a serem acompanhadas por vídeos e imagens projetadas no ecrã por detrás dos músicos.

Visivelmente bem disposto e animado, bailava e pulava pelo palco sempre acompanhado pela sua icónica flauta, instrumento por ele introduzidos no universo do rock. Os Jethro Tull trouxeram “Nothing is Easy” e uma nova versão de “We Used to Know”, da qual, como bem lembrou o vocalista, os Eagles  usaram alguns acordes o hit “Hotel California”.

Um dos pontos altos da noite foi “Aqualung”. O tema surge no alinhamento reformulado e ampliado, com os instrumentos a brilhar, com um papel destacado atribuído ao guitarrista Joe Parrish. Lembre-se que lançada em 1971 no álbum homónimo, a canção fala um sem abrigo, estando integrada num conjunto de canções que abordam a luta dos mais desfavorecidos da sociedade.

Atualmente a banda inclui o tecladista/maestro John O’Hara e o baterista Scott Hammond, sendo mas Anderson é o único membro original.

You May Also Like

Crypta anunciam concerto exclusivo no Porto

Amplifest anuncia cartaz de concertos para a edição 2024

Ganhe dois convites duplos para o concerto de Leonor Baldaque, no dia 05 de abril. Concorra já!

Zigurfest anuncia novas datas

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt