Já está ou está quase de férias? Siga estas dicas para umas férias seguras de Norte a Sul de Portugal

O verão chegou e com ele as merecidas férias. Sejam estas na praia, no campo ou na cidade, é tempo de desfrutar de uma pausa sem preocupações. Para isso, planeie as férias antecipadamente e acautele os principais riscos, de forma a assegurar que a sua família possa aproveitar cada momento de descanso com toda a segurança.

Antecipar para umas férias seguras em Portugal implica também ter atenção ao que leva na bagagem. Entre os essenciais recomendados está a inclusão de uma caixa de primeiros socorros que contenha, além dos medicamentos habituais que a família toma, analgésicos, um antissético – para tratar feridas –, pensos rápidos e um repelente de mosquitos. Mas há outros cuidados que não cabem na mala e devem ser guardados na memória – a Zurich explica.

Dicas a implementar nas férias

Atenção à exposição solar. Os amantes do mar, do rio e da praia devem ter alguns cuidados com a exposição solar para evitar a desidratação, as insolações e as queimaduras – que contribuem para o envelhecimento cutâneo e aumentam o risco de cancro da pele. Desta forma, é recomendável o uso de um protetor solar com um fator de proteção adequado, bem como o uso de chapéu e de roupas leves e confortáveis – preferencialmente claras. Os especialistas recomendam, ainda, a ingestão regular de líquidos – sobretudo água – e evitar a exposição prolongada ao sol.
Cuidado redobrado nas praias fluviais. Se frequenta praias fluviais, tenha atenção à falsa segurança transmitida pelas águas calmas de um rio, que podem esconder correntes submersas fortes ou fundões. Além disso, devido às diferenças de densidade da água, flutuar num rio exige um esforço maior do que no mar. Se possível, privilegie as praias fluviais vigiadas.
Caminhadas seguras pelo campo, montanhas ou florestas. Uma das atividades preferidas nesta altura do ano são as caminhadas. Se é fã deste tipo de atividades, minimize riscos: evite as horas de maior calor, sem esquecer de levar água e calçado adequado ao piso. Planeie antecipadamente o percurso que vai fazer e oriente-se pelas rotas sinalizadas. É também importante aprender técnicas básicas de segurança e primeiros socorros, que fazem a diferença em caso de acidente, sobretudo em locais muito isolados onde as equipas de emergência podem demorar algum tempo a chegar. Tenha ainda atenção às ignições e fogueiras – maioritariamente proibidas nesta altura do ano –, que podem inadvertidamente provocar um incêndio florestal.
Cuidados na praia. Além de todos os cuidados habituais a ter nesta altura, dicas de segurança nunca são demais. Nas praias, a Bandeira Azul não significa apenas água limpa, mas também a presença de nadadores-salvadores, de serviço de primeiros socorros e de um ponto de água potável. É também possível evitar praias demasiado concorridas através da consulta de uma aplicação móvel – estando assim a contribuir para minimizar a propagação da Covid-19.
Não esquecer as condições meteorológicas. Esta recomendação é direcionada, especialmente, a quem viaja para os arquipélagos dos Açores e da Madeira. Se o fizer, tenha atenção ao vestuário e calçado, que devem ser adequados às condições meteorológicas mais inconstantes – inclua um impermeável leve na mochila, por exemplo. Além disso, não se esqueça de ter especial precaução aos declives e ravinas, que abundam em diversas ilhas.

Vá para onde for, não se esqueça de consultar antecipadamente as medidas de contenção da pandemia em vigor no concelho de destino das suas férias. Além disso, respeite as normas da Direção-Geral da Saúde (DGS): utilize máscara no contacto ou proximidade com pessoas fora do seu agregado familiar, desinfete regularmente as mãos e mantenha o distanciamento social recomendado.

You May Also Like

Parfois lança uma coleção cápsula tendência inspirada na beleza dos contrastes.

Parfois lança coleção cápsula inspirada na beleza dos contrastes Yin & Yang

Incensos tradicionais Spa Ceylon: descobrimos a maneira perfeita de trazer boas energias

“Bowie 75” decorre durante um ano e assinala o 75.º aniversário de David Bowie

«É com imenso prazer que apresentamos a "rubrica" Chá das 4», anuncia o clube lisboeta.

RCA Club dinamiza o Chá das 4

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt