“Guardiãs do Mar: salvar o ambiente, preservar empregos” vence Prémio Terres de Femmes

O projeto “Guardiãs do Mar: salvar o ambiente, preservar empregos” foi o grande vencedor da 8ª edição do Prémio Terres de Femmes Portugal 2017, da Fundação Yves Rocher.

Da autoria da bióloga marinha Raquel Gaspar, o projeto envolve as mulheres pescadoras do Sado na proteção das pradarias marinhas sensibilizando-as para a eliminação do lixo resultante da mariscagem e das técnicas de pesca agressivas.

Paralelamente, beneficia a comunidade de mulheres pescadoras pois permite que as que se encontram desempregadas encontrem uma nova ocupação baseada na educação marinha. Por outro lado, integra as pescadoras ativas nos estudos científicos de monitorização do ambiente marinho.

O “Guardiãs do Mar” inclui um Programa de Educação Marinha, essencialmente dirigido à comunidade escolar, e onde a Ocean Alive propõe atividades como visitas de estudo guiadas, um dia a mariscar com uma guardiã do mar ou uma visita marinha a bordo.

Com este projeto, Raquel Gaspar recebe o galardão de eco-cidadã do ano, bem como um prémio pecuniário no valor de 10 mil euros, entrando na corrida ao Prémio Internacional que disputará com outros nove países, bem como ao Prémio do Público, no valor de 5 mil euros.

You May Also Like

Tendências: A Parfois apresenta a sua nova coleção Primavera-Verão 2024

Os relacionamentos mudam e é preciso libertar-se de preconceitos. Siga estas dicas e seja feliz

Testado & aprovado: Isdinceutics Melaclear eficiente na redução das manchas

DAPUNKSPORTIF apresentam novo single

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt