Grito Rock Portugal

O Grito Rock nasceu em 2005, a partir de sinergias criadas entre associações de produtores. Surgiu no Brasil como uma alternativa ao carnaval tradicional, sendo que a edição deste ano decorre desde o dia 01 de fevereiro e até 03 de março.

Este ano o Grito Rock celebra a sua 11.ª edição, realizando-se em cerca de 300 cidades de 30 países da América Latina, Europa, Oceânia e África.

Por cá, são quatro as cidades que o acolhem: Lisboa, Coimbra, Porto e Leiria. A agenda itinerante e a sistemática dos espetáculos em dias seguidos tem como objetivo, além de rentabilizar a divulgação nos meios de comunicação social, imprimir ao evento um cunho de festival.

Nice Weather For Ducks
Os Nice Weather For Ducks já passaram duas vezes pelo Fadeinfestival e já participaram no Vodafone Mexefest. São sobretudo conhecidos pelo single “2012″, com o qual puseram toda a gente a cantar “We Will Not Take Part Of It”.

 

Soledad Vélez
Menina de figura frágil e de feições cândidas, Soledad Vélez é dotada de uma poderosa voz, tão densa e apurada quanto uma voz madura e trabalhada pode ser. À sua prodigiosa capacidade vocal alia uma aptidão inata para compor canções de fino recorte e donas de uma simplicidade surpreendentemente desarmante.

 

Erica Buettner
Norte-americana apaixonada por Portugal, Erica apresenta canções simples e melódicas, demonstrando uma tremenda maturidade na forma como compõe e escreve. A esta alia uma voz inesperada e bela.

 

A Jigsaw
Surpreendem tudo e todos, cá dentro e lá fora. A Jigsaw conseguem atingir um patamar de excelência pouco comum por cá, tudo porque são bons, mesmo bons. Apresentam um acervo de canções elaboradas, com arranjos extremamente elegantes que nos transportam para um universo de magnífica beleza.

 

First Breath After Coma
Oriundos de Leiria, os First Breath After Coma conseguiram em menos de um ano vencer o concurso ZUS!, participar no Fadeinfestival 2012 e no Vodafone Mexefest, e inscrever o nome na final do Termómetro 2013. Tal é o resultado da sua música, dona de uma qualidade estética influenciada, certamente, por bandas como os Sigur Rós ou os Explosions In The Sky.

 

Birds Are Indie
A sua música, de reminiscência folk, tem fortes resquícios do legado Smog, de Bill Callahan, mas também nos transporta para as atmosferas de uns Belle And Sebastian despidos de eletricidade.

 

Olavo Lupia
António Fonseca, o seu verdadeiro nome, apresenta um repertório de canções originais com alma, tecidas com o mesmo cuidado com que aborda alguns clássicos, sejam de Tom Waits ou de Van Zandt.

 

La Inesperada Sol Dual
Um baterista endiabrado e duas vocalistas sensuais cheias de energia. É isto que o público pode esperar da prestação ao vivo desta banda que se divide entre Córdoba e Nova Iorque (Ramos Dual é espanhol; Inesperada Bra Show é norte-americana; Sol é mexicana), e que tem surpreendido devido à música de pedrigree rock e maquilhagem electro. Digna de nota também a extravagante forma como a banda se apresenta em palco.

 

Team Maria
Autores do disco “Do It Everywhere”, o trio, formado por Nuno Rancho, Luís Jerónimo e André Pereira, transforma-se ao vivo num quinteto, com a inclusão de Nuno Simões e de Tiago Domingues. O electro-pop dos Team Maria pauta-se pela eficiência com que nos contagia, tanto pelo groove nervoso da secção rítmica, como pela esplêndida harmonia vocal com que é timbrado.

 

Grito Rock Portugal 2013
Dias20, 21, 22, 23 de fevereiro – Lisboa, Coimbra, Porto, Leiria
Entrada 6 euros (em qualquer das cidades)

Dia 20 de fevereiro – Ritz Clube, Lisboa
Nice Weather For Ducks (Portugal)
Soledad Vélez (Chile)
Erica Buettner (USA)

Dia 21 de fevereiro – Salão Brazil, Coimbra
Soledad Vélez (Chile)
A Jigsaw (Portugal)
First Breath After Coma (Portugal)

Dia 22 de fevereiro – Maus Hábitos, Porto
Soledad Veléz (Chile)
Birds Are Indie (Portugal)
Olavo Lüpia (Portugal)

Dia 23 de fevereiro – Beat Club, Leiria*
La Inesperada Sol Dual (Espanha)
Solelad Vélez (Chile)
Team Maria (Portugal)
* Os concertos de Leiria coincidem com o primeiro episódio do Fadeinfestival 2013

Produção:
Fade In/Omnichord Records/Once Upon A Draft
Contactos:
[email protected]
www.fadeinfestival.com

You May Also Like

The Catenary Wires editam Til The Morning dia 14 de Junho pela Tapete Records

Stereo Total editam Ah! Quel Cinéma dia 12 de Julho pela Tapete Records

São um dos locais mais apreciados pelos melómanos. Se for este o seu caso, não deixe de conferir aqui 25 lojas de discos que tem mesmo de visitar.

Imprensa Nacional apresenta monografia inédita de artista Fernando Lemos

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt