“Fica entre nós” é o primeiro single do novo disco de Grutera

O vídeo pretende mostrar que por vezes é necessário existir algum localismo para que exista a conservação dos costumes e a preservação dos espaços e das gentes locais. Gentes que, muitas vezes, se vêm expulsas das suas raízes pela força do turismo e dos interesses económicos, que tanto podem ter de bom como de mau, se não existir um equilíbrio.

Aconteceu é o quarto disco de originais de Gruteta a ser editado dia 8 de Maio pela Planalto Records com design de Ana Gil e foi composto ao longo de 5 anos depois de ter sido editado Sur Lie. Foi um disco feito durante um longo hiato longe dos concertos, fazendo com que toda a atenção do músico tenha caído sobre a composição.

As primeiras composições para o disco aconteceram numa espécie de residência que Grutera fez em Braga com Tiago e Diogo Simão no final de 2017 onde, inicialmente, a ideia era ter mais instrumentos, mas acabaram por sentir que as músicas pediam para deixar todos os temas mais livres de interpretação.

Grutera procurou explorar um som mais denso, mais cheio e corpulento, recorrendo por isso pela primeira vez a uma guitarra semiacústica eletrificada e à utilização de pedais de loops e efeitos.

Foi captado e masterizado por Tiago e Diogo Simão, dois amigos que gravaram os anteriores 3 discos. Desta vez o disco foi gravado em casa dos pais de Grutera, numa pequena adega, o que ajudou bastante não só na sonoridade como também na inspiração, tendo sempre o conforto de uma casa onde, apesar de já não viver, sabe sempre bem regressar.

You May Also Like

Andrew Bird recebe Matt Berninger em The Great Room

“Li Shuwen” é o segundo tema de “Kung Fu” de Stereoboy

Nuno Rancho apresenta “I’ll Never Play This Live”

Throes + The Shine remisturam Whales

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt