Feriados 2020: pede 35 dias de férias e passa 75 a viajar!

Já olhou para o calendário dos feriados em 2020? No total são 13 os feriados nacionais que, se se organizar bem, lhe vão permitir viajar mais de 70 dias. Neste artigo da momondo ficam alguns conselhos para que aproveite ao máximo os feriados de 2020.

Abril
Feriado da Páscoa e 25 de abril – 9 dias de férias

Em abril há dois feriados nacionais que funcionam como desculpas perfeitas para fazer uma escapadinha pela Europa, ou sem sair do país. E podes descansar 9 dias pedindo apenas 4 dias de férias!

Para os feriados da Páscoa, entre os dias 10 e 12 de abril, uma visita a Cracóvia pode ser uma boa opção. Provavelmente já estarás a pensar: «e não estará demasiado frio?» Não há motivo para preocupações, porque nesta altura do ano o clima é bastante agradável e o mais provável é que já não encontres neve nas ruas. Podes aproveitar ao máximo a tua estadia para dar longos passeios a pé pelo centro histórico medieval desta cidade, que no passado foi a capital da Polónia.

Relativamente ao feriado do 25 de Abril, é verdade que em 2020 calha num sábado. Mas não deixes que a data passe despercebida! Se puderes, pede a sexta-feira (24 de abril) de férias no trabalho e aproveita para fazer uma escapadinha em território nacional. E como é bastante provável que vivas numa cidade, porque não celebrar o Dia da Liberdade em contacto com a natureza? Aproveita que a primavera começa a deixar passar os primeiros dias de sol e organiza um fim de semana repleto de atividades ao ar livre no Parque Nacional da Peneda Gerês. Vais ver que regressas a casa carregado de energia e no trabalho vais ser mais produtivo do que nunca!

Quando: 10 (sexta-feira), 12 (domingo) e 25 de abril (sábado)

Junho
Feriado do Dia de Portugal e Corpo de Deus – 9 dias de férias


Junho é provavelmente o melhor mês em 2020 para fazer uma viagem de média ou longa distância. Se aproveitares os feriados nacionais do Dia de Portugal e o Corpo de Deus (10 e 11 de junho), e pedindo apenas 3 dias de férias, poderás estar fora de casa e descansar durante 9 dias, contando com os fins de semana. É, por isso, a ocasião perfeita para lançar-se num voo de pouco mais de quatro horas e aterrar, por exemplo, em Praia, Cabo Verde. Que te parece?

À tua frente tens mais de uma semana de férias (de 6 a 1 4 de junho), com muitas horas de mar, sol e música à mistura. Não soa nada mal, certo? E como tens bastante tempo, porque não aproveitar para dar um salto também às ilhas do Sal, Boa Vista ou São Vicente? Ou se preferes desfrutar da natureza em estado puro, talvez as ilhas de Santo Antão, o Fogo ou a Ilha Brava sejam melhores opções para ti. Mas seja qual for o teu itinerário, tens assegurados 9 dias de desconexão total, rodeado por um cenário paradisíaco, em pleno Oceano Atlântico.

Quando: 10 (quarta-feira) e 11 (quinta-feira) de junho

Agosto
Feriado da Assunção de Nossa Senhora – 9 dias de férias

Se és dos que não prescindem de uma boa escapadinha em agosto, deves saber que o calendário dos feriados de 2020 não está a teu favor. E isto porque o único feriado deste mês, o 15 de agosto, coincide com um sábado. Queres viajar mesmo assim e não ser o único que fica em casa nestas datas? Então pede a semana anterior de férias e visita uma das capitais do norte da Europa, que nesta época são mais acolhedoras para os que vêm do sul e não estão habituados às baixas temperaturas. E assim também poderás escapar do calor que normalmente assola Portugal durante este mês…

Copenhaga, por exemplo, é uma aposta segura com o seu espírito boémio e cosmopolita. Aproveita para dar um passeio de barco pelos canais, vai às compras na rua de Strøget, visita as casinhas coloridas de Nyhavn (o típico postal da cidade), tira uma fotografia junto à estátua da Pequena Sereia e deixa-te surpreender por Christiania, uma espécie de cidade independente dentro de Copenhaga, habitada essencialmente por hippies desde a década de 70. Mas atenção, porque aqui há leis próprias e as fotografias, por exemplo, não são permitidas.

Quando: 15 de agosto (sábado)

Outubro
Feriado da Implantação da República – 9 dias de férias

Em outubro há outro fim de semana prolongado que vais querer aproveitar para escapar alguns dias da rotina. Como o dia 5 de outubro em 2020 é uma segunda-feira, podes sair na sexta-feira anterior, ao final do dia, e assim passar 9 dias completos em modo “relax total”. E porque no que diz respeito à implantação da República os franceses são grandes entendidos, escolhemos Bordéus como destino final.

Esta é uma cidade perfeita para os apreciadores de bons vinhos e com um paladar requintado, mas também para os amantes da cultura e para os que não prescindem de uma visita a um museu durante as suas viagens. Entre refeição e refeição (que serão seguramente os momentos mais memoráveis da tua estadia) visita o famoso espelho de água, um dos lugares mais fotografados da cidade, La Cité du Vin ou o Museu de Belas Artes, onde poderás observar quadros de pintores tão conhecidos como Delacroix, Matisse, Picasso ou Renoir, para dar apenas alguns exemplos. Allons-nous?

Quando: 5 de outubro (segunda-feira)

Novembro
Feriado de Todos os Santos – 9 dias de férias

Em novembro chega outro dos feriados em Portugal, mas também neste caso o calendário 2020 pregou-nos uma partida. E não é que o único feriado do mês, a 1 de novembro, calha num domingo? Mas não deixes que isso limite as tuas aspirações de viajante imparável para o próximo ano! Pede 5 dias de férias e dá um salto ao sul de Itália, para aproveitar as boas temperaturas do Mediterrâneo.

Acabámos de aterrar em Nápoles e já sentimos um cheirinho a pizza, a marisco e a macarrão com molho napolitano. E, lá ao fundo, começamos a vislumbrar o imponente Vesúvio, o famoso vulcão que destruiu as cidades romanas de Herculano e Pompeia. As ruínas desta última cidade são, precisamente, uma das principais atrações turísticas desta zona de Itália. Mas não penses que o centro histórico de Nápoles não vale a pena. Porque vais ter uma surpresa bem agradável e vais achar que estes dias são poucos para o explorar.

Quando: 1 de novembro (domingo)

Dezembro
Feriados da Restauração da Independência, Imaculada Conceição e Natal – 25 dias de férias

E eis que chega o mês das férias grandes, de acordo com o nosso (otimista) calendário com os feriados de 2020. Se unires os feriados de 1 e 8 de dezembro, pedindo 8 dias laborais de férias, podes andar por fora durante 16 dias! Sim, este é o momento ideal para fazer essa viagem à Ásia que andas a planear há tanto tempo. Neste caso, as férias começam no dia 28 de novembro e só terminam duas semanas depois, no dia 13 de dezembro. Destino: Tailândia!

Sim, chegou o momento de aterrar na exótica Banguecoque, de perseguir os aromas da caótica rua de Khaosan Road, dar um passeio em barco pelo rio Chao Phraya, visitar os mercados flutuantes, fazer compras no agitado Chatuchak Market, de conviver com a espiritualidade budista no complexo religioso de Wat Pho, de visitar o palácio real ou assistir ao amanhecer no templo Wat Arun.

Depois de tantas emoções e exotismo, vais estar mais do que preparado para um Natal tranquilo, ao lado da família. Se ainda tiveres alguns dias de férias disponíveis, pede para ficar em casa de 21 a 24 a preparar os doces ou comprar os últimos presentes. Ou organiza uma escapadinha a outra zona de Portugal. Neste caso, o destino é secundário. O importante é mesmo a companhia.

Quando: 1 (domingo), 8 (domingo) e 25 de dezembro (quarta-feira)

You May Also Like

Aqua Village Health Resort & Spa reabre a 19 de Junho

Portões do Vila Valverde Design Hotel voltam a abrir

Quinta dos Perfumes reabre portas a 5 de Junho

Grupo de Facebook Portugal: o destino IDEAL! promove hotelaria nacional

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt