EXCLUSIVO LOOK mag: EVACIGANA lançam “Tempo Morto” em antecipação do novo disco “Fortuna”
O ano de 2018 marcou o nascimento dos EVACIGANA. Oriunda das Caldas da Rainha, a banda habita num universo onde o rock angular e espástico, a pop alternativa e as texturas electrónicas se fundem de forma natural e orgânica.
Um ano após o seu nascimento, dão a conhecer ao mundo o seu primeiro EP em 2019, com o qual percorrem diversas salas do circuito underground nacional, tendo tocado ainda nos festivais Impulso e Fólio.
Agora, para este 2020 estranho e totalmente fora do normal, preparam o lançamento de “Fortuna”.
Gravado e misturado nos Estúdios da Bela Flor, em Lisboa, por Nuno Monteiro (Memória de Peixe, Filho da Mãe, etc.) e com a assistência de Daniel Silva, o trabalho é composto por três canções. “Fortuna” apresenta a banda a sintetizar os estilos musicais explorados previamente, acrescenta novos elementos e cria um espaço e som próprios.
A faixa central do disco, “Tempo Morto”, que agora aqui apresentamos num exclusivo LOOK mag, serve como primeiro single de apresentação.
Quem são os EVACIGANA
João Moreira (voz/guitarra), Filipe Nunes (baixo/voz/teclados), Rúben Lopes (guitarra/voz) e Alexandre Bandola (bateria/voz) encontram, na música que criam juntos, terreno para misturar de forma livre influências que vão desde o rock/metal alternativo de bandas como os Deftones, à electrónica de uns Boards of Canada, deambulando pelo meio de géneros como o shoegaze, o jazz e o trip-hop, sem nunca descuidar o mais importante, a canção.
João Moreira, 26 anos, é natural de Lisboa e formado em Artes Performativas/Circenses pelo Chapitô. Começou a tocar guitarra aos 10 anos, de forma autodidata, entrando mais tarde no Hot Club Portugal, onde estuda jazz durante um ano.
Filipe Nunes tem 25 anos, nasceu no Cadaval e é formado em Som e Imagem pela Esad.Cr. Começou por agarrar na guitarra aos 12 anos, passando depois para o baixo aos 15. Teve aulas práticas e teóricas durante dois anos, optando posteriormente pelo ensino autodidata, ao qual acrescentou a programação e os teclados.
Rúben Lopes, 25 anos, oriundo de Torres Vedras é formado em Som e Imagem pela Esad.Cr. Desde os 14 anos que toca guitarra.
Alexandre Bandola tem 25 anos, vem de Sintra e é formado em Som e Imagem pela Esad.Cr. Encantou-se pela bateria aos 13 anos, instrumento do qual é hoje instrutor e aluno de Michael Loren.
NOTA: “Fortuna” vai estar disponível em todas as plataformas online a partir do dia 2 de Outubro e em formato físico no final do ano.
Onde encontrar os EVACIGANA
Créditos fotográficos: Rebecca Camphens