«A Exaltação da Sombra» na São Roque too

Está em exposição até ao final do mês de Janeiro na São Roque too a exposição «A Exaltação da Sombra» de Lourdes Castro. Um conjunto de 22 obras pertença dos coleccionadores Maria Helena e Mário Roque oriundas predominantemente dos anos 60, são “sombras projectadas” em que a artista joga com a representação de amigos através de silhuetas.

A silhueta e a representação da sombra são o tema central na obra da artista, que implicitamente, e não por acaso, tem relação com o vazio do Zen budismo tão exaltado em Paris nos anos sessenta. Através do desenho de perfis de figuras humanas, plantas e objectos, a artista leva o espectador à situação de invocação perante as imagens.

Em simultâneo fixa o rastro, a ausência, mas também a presença e a imaterialidade da sombra, o que em si mesmo constitui um caminho poético de grande originalidade. Lourdes Castro cedo lançou os dados para um jogo que ao longo da sua extensa carreira tem vindo a explorar. E esse jogo é de fascínio e de profunda reflexão sobre a imagem.

http://www.antiguidadessaoroque.com/

«A Exaltação da Sombra»
São Roque too
R. de São Bento 269
1250-219 Lisboa
De segunda-feira a sábado
Das 10 às 19 horas

You May Also Like

Rock & Roll Hall of Fame: quem são os novos nomes indicados? Nós revelamos

King Gizzard & The Lizard Wizard anunciam novo álbum

Museu Bob Dylan será inaugurado em 2022

Moonspell de regresso a Lisboa para dois concertos exclusivos

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt