Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres: “Agora é Hora” junta ViaMonte e Mimicat
“Agora é Hora” marca o lançamento do primeiro tema do muito aguardado álbum De Vez, de André ViaMonte, com a participação especial de Mimicat.
“A canção aborda a difícil, mas crucial, decisão de romper com tudo o que nos faz mal — seja uma relação tóxica ou qualquer situação que bloqueie o nosso crescimento pessoal e emocional” – André ViaMonte.
“O tema aborda a capacidade de nos libertarmos da sensação de ter que “encolher para caber” é um ato de afirmação da nossa essência e do nosso valor. É sobre um ato de coragem que por mais que seja frágil e por vezes solitário, será mais poderoso do que o peso das memórias do passado.” – Mimicat
Neste tema, ViaMonte e Mimicat levam-nos a refletir sobre o momento de dizer “basta”, encerrando ciclos destrutivos e abrindo espaço para uma nova fase de liberdade e cura. Parte das receitas do single será doada à APAV (Associação Portuguesa de Apoio à Vítima), reforçando o forte compromisso social do artista, antecipando uma data especial 25 – Dia Internacional para a Eliminação da Violência Contra as Mulheres.
O artwork do single está carregado de simbolismo, com os gelados Perna de Pau de Mimicat e os rebuçados da Régua, ligados a André ViaMonte, a remeterem para a infância dos dois artistas. Estes elementos ganham, no entanto, um significado mais profundo, transformando-se em metáforas visuais para os gestos de afeto e promessas numa relação tóxica. Doces e atraentes à primeira vista, essas expressões de carinho revelam-se efémeras e ilusórias, tal como um rebuçado que perde o sabor ou um gelado que derrete, escondendo manipulações e dor.
As ilustrações de Nicolae Negură, em colaboração com o design gráfico de Nuno Henriques, traduzem visualmente essa mensagem, capturando a profundidade emocional da música e ampliando a sua narrativa.
“Agora é Hora” é um apelo à libertação e uma celebração da coragem necessária para recomeçar. Este single estará disponível em todas as plataformas dia 22 de Novembro e abre caminho para a intensidade emocional do álbum De Vez, com lançamento agendado para Fevereiro 2025, que será inteiramente em português e composto exclusivamente de duetos, com Ana Bacalhau, Paulo Ribeiro, Mari Segura, Pedro do Vale, Janeiro e Matu Miranda.
No dia 7 de Dezembro, André ViaMonte irá encerrar a sua tour de 2024 no espaço cultural, BOTA, no Largo de Santa Bárbara, em Lisboa. Será concerto acústico que promete ser envolvente, fascinante e intimista. Reconhecido pela sua capacidade de estabelecer ligações profundas com o público, ViaMonte apresenta alguns temas do seu repertório bem como momentos de improvisação e poesia. Acompanhado pelo pianista Hélder Godinho, este espetáculo torna-se numa conversa vibrante entre voz e música. A verdadeira expressão da arte, em que cada música é uma nova revelação e onde convida o publico a participar desta atmosfera mágica e muito envolvente, algo que só ViaMonte sabe fazer durante a sua performance.