D. Maria II assinala Dia Mundial do Teatro com programação online e gratuita

No próximo sábado, dia 27 de março, o Teatro Nacional D. Maria II assinala o Dia Mundial do Teatro com uma programação inteiramente online e gratuita.

A partir das 10h será possível assistir, no Facebook do Teatro, a Os Lusíadas como nunca os ouviu. Ao longo de cerca de 8 horas, Os Lusíadas serão ditos na íntegra, verso por verso, estrofe por estrofe, episódio por episódio, canto por canto. Ao leme desta aventura, estará António Fonseca, ator que desde 2008 tem trabalhado sobre a epopeia de Camões. Um marco do património cultural português, Os Lusíadas são também uma súmula do saber que resistiu ao tempo e que continua a resistir: os factos contidos na obra são históricos ou poético/históricos, mas as suas profundas motivações são de todos os tempos.

Depois de uma verdadeira Maratona de Os Lusíadas, será possível assistir a By Heart, espetáculo de Tiago Rodrigues estreado em 2013 em Lisboa e que, desde então, tem percorrido vários países do mundo, com apresentações em dezenas de cidades. No próximo sábado, às 21h, o espetáculo será transmitido em direto no Facebook do D. Maria II.

Em By Heart, Tiago Rodrigues ensina um poema a 10 pessoas. Essas 10 pessoas nunca viram o espetáculo e não sabem que poema vão aprender de cor à frente do público. Enquanto os ensina, Tiago Rodrigues vai desfiando histórias sobre a sua avó quase-cega misturadas com histórias sobre escritores e personagens de livros que, de algum modo, estão ligados à sua avó e a ele próprio. By Heart é um espetáculo sobre a importância da transmissão, do invisível contrabando de palavras e ideias que apenas guardar um texto na memória pode oferecer. Em última análise, é uma recruta para a resistência que só termina quando os 10 guerrilheiros souberem o poema de cor.

You May Also Like

Rock & Roll Hall of Fame: quem são os novos nomes indicados? Nós revelamos

King Gizzard & The Lizard Wizard anunciam novo álbum

Museu Bob Dylan será inaugurado em 2022

Moonspell de regresso a Lisboa para dois concertos exclusivos

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt