Ciclo de conferências, organizado por Rui Morais e Delfim Leão, em homenagem ao poeta Vasco Graça Moura e à Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira.

Ciclo de conferências “O Perene e o Belo: Ecos da Antiguidade Clássica”

Ciclo de conferências, organizado por Rui Morais e Delfim Leão, em homenagem ao poeta Vasco Graça Moura, antigo Presidente do CCB, e à Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira – “O Perene e o Belo: Ecos da Antiguidade Clássica”.

A cerâmica produzida na Grécia Antiga, especialmente os vasos áticos, constituíram sempre, ao longo dos séculos, um motivo de atração. Ninguém fica indiferente à perenidade da sua beleza, alguns dos quais verdadeiras obras de arte. Vários são os motivos representados, com destaque para as ilustrações alusivas a cenas de natureza mitológica e religiosa, ou mesmo da vida quotidiana. São, assim, verdadeiros mensageiros de arte e de cultura, dignos de qualidade estética mas também como substituto da grande pintura, perdida na sua quase totalidade.

No Museu Nacional de Arqueologia conserva-se uma das mais importantes coleções públicas de vasos gregos em Portugal, resultante de doações várias e de achados realizados em contextos arqueológicos portugueses, apresentada ao público em 2007, no âmbito de uma exposição que apresentava exemplares de várias coleções intitulada Vasos Gregos em Portugal. Aquém das colunas de Hércules, comissariada pela Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira.

Ciclo de conferências, organizado por Rui Morais e Delfim Leão, em homenagem ao poeta Vasco Graça Moura e à Professora Doutora Maria Helena da Rocha Pereira.

“O Perene e o Belo: Ecos da Antiguidade Clássica”
CCB
24 de fevereiro e 3 de março

You May Also Like

No fim-de-semana de 25 e 26 de Setembro descobrem-se os “Caminhos da Água” que moldam as paisagens de Lisboa e Almada.

À conversa com o colectivo Baldios sobre o Open House Lisboa 2021

Mad Nomad é um projeto de spoken word onde o jazz, o hip hop, e sampling se unem nas composições originais de Catarina dos Santos.

À conversa com Catarina dos Santos sobre o projeto Mad Nomad

Imagens do arquivo de família de João Cristóvão Leitão lembram-lhe um texto de Borges. Pouco a pouco, transforma Averróis no seu avô.

À conversa com João Cristóvão Leitão sobre vídeo-instalação “em busca de Averróis”

O retrato de «uma época em que o autor vê não só o indivíduo mas toda a humanidade a deixar de saber o que é».

“Ensaios, Discursos e Cartas Públicas”, de William Faulkner

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt