Casas de Juromenha à beira do Guadiana

São seis as casas que formam o turismo rural Casas de Juromenha, um paraíso plantado à beira do rio Guadiana com a Espanha ali ao lado.

Casas_de_Juromenha-LookMag_pt-1-2-3

Saímos de Lisboa com o GPS programado para o Alandroal onde chegámos cerca de duas horas depois. Com a previsão de chuva para o fim-de-semana íamos algo apreensivos, pois conhecida pelo céu azul, a região do Alentejo é claramente mais bela quando o astro rei a brinda com a sua luz. Mas tudo está bem quando acaba bem, e o foi o sol que nos recebeu quando ao final da rua os portões das Casas de Juromenha se abriram para nos deixar entrar.

Casas_de_Juromenha-LookMag_pt-4-5

Dizem que a primeira impressão é sempre a mais importante, e foi exatamente ela, a primeira impressão, que nos disse claramente termos chegado a um pedaço de éden alentejano. À nossa espera, Vera, a guardiã desta maravilha, e um belíssimo entrecosto no forno, perfeito para retemperar energias depois da viagem e nos dar forças para as aventuras vespertinas. A acompanhar um refrescante vinho branco Aldeias de Juromenha.

Casas_de_Juromenha-LookMag_pt-6-7-8

Éden alentejano

O ano de 2005 viu nascer as bases deste turismo rural, quando Miguel Pereira Coutinho, o proprietário das Casas de Juromenha, teve a oportunidade de comprar o que era apenas um casão agrícola. Tendo-se respeitado a implantação já existente, procedeu-se a uma posterior ampliação, da qual nasceram as seis casinhas, cada uma com capacidade para acolher quatro adultos.

Casas_de_Juromenha-LookMag_pt-9-10-11

Na decoração é a tradição que impera, com as cores e os tradicionais apontamentos alentejanos a ditar as regras.

A simplicidade a que convida o ambiente rural, não impede que o conforto seja efetivo e que nada falta para a comodidade dos hóspedes, e neste aspeto falamos do ar condicionado, da lareira, da cozinha equipada (com micro-ondas, fogão e frigorífico), da televisão e da internet wireless (esta última nem sempre a 100% o que apenas serve de excelente pretexto para que se desliguem os telemóveis ou os tablets).

Casas_de_Juromenha-LookMag_pt-12-13-14

O cenário que rodeia as casas é dono de uma tranquilidade ímpar. Emoldurado por um Guadiana azul, brilhante e calmo, ali podemos limpar a alma e o corpo das agruras do dia-a-dia e da rotina que nos esmaga os dias. Aliás, se tivéssemos de eleger um verbo que verdadeiramente se aplicasse às Casas de Juromenha seria “desligar”. Desligar do mundo, da rotina, do stress e dos compromissos e obrigações. Nas Casas de Juromenha a palavra de ordem é revitalizar…corpo e mente, dando novo alento e sentido à palavra descanso.

Casas_de_Juromenha-LookMag_pt-15-16

Descansar… é isso mesmo o que de melhor se faz em Juromenha e foi o que nós fizemos depois de um jantar tradicionalmente alentejano na tasca Pata Larga, onde um jarro de vinho alentejano acompanhou alguns petiscos ao som de tradicionais cantigas tocadas ali mesmo por gente da terra.

Casas_de_Juromenha-LookMag_pt-17-18

A caminho de casa foi o céu que nos chamou a atenção e nele os milhares de pontos brilhantes que ali luzem como em nenhum outro lado. Céu estrelado que nos guiou rumo a uma noite de paz e tranquilidade. Na manhã seguinte foi com surpresa e imediata alegria, que descobrimos um cesto de piquenique repleto de iguarias escondidas por um muito bonito e tradicional Lenço dos Namorados, as quais deram corpo a um belíssimo pequeno-almoço.

Casas_de_Juromenha-LookMag_pt-19-20-21-22

Para os que além de descansar gostam de descobrir as maravilhas da região, as Casas de Juromenha têm bicicletas, para que possam partir em descobertas, e dispõe de um conjunto de outras atividades as quais pode descobrir em https://lookmag.pt/blog/casas-de-juromenha-promovem-alqueva/.

Casas_de_Juromenha-LookMag_pt-23

Casas de Juromenha
7250-242 Juromenha
Alandroal
Tel. 268 969 242
[email protected]

Mais sobre Juromenha em https://lookmag.pt/blog/um-pouco-juromenha/

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

You May Also Like

A magia do Natal invade o Corinthia Hotel Lisbon

Aqualuz Suite Hotel para umas férias em família

Viaje no tempo com a Passagem de Ano no Dolce CampoReal Lisboa

Pestana Palace apresenta Concerto de Natal