Brands that matter: Aldi e as lojas de proximidade para compras simples, rápidas e fiáveis
O Aldi inaugurou recentemente a sua maior loja de proximidade (formato city-store) no centro de Lisboa, mais concretamente no Areeiro, na Praça Francisco Sá Carneiro. Para perceber melhor esta nova oferta da marca, falámos com João Braz Teixeira, Managing Director Expansion and Construction da ALDI Portugal, que nos revelou todas as novidades que se podem encontrar neste novo espaço.
Desde quando está o ALDI presente em Portugal?
Este ano. celebramos o 17.º aniversário da ALDI em Portugal. Abrimos as nossas primeiras cinco lojas em Alcantarilha, Odemira, Portimão, Santiago do Cacém e Tavira, no mesmo dia, em 2006.
Quantas lojas têm hoje e qual o número de colaboradores?
Desde a nossa chegada a Portugal, temos aberto lojas todos os anos e a um ritmo cada vez maior – o que se verificou principalmente nos últimos dois anos, nos quais atingimos uma média de 20 aberturas anuais. Além disso, nos últimos cinco anos, conseguimos duplicar o nosso
número de lojas: em 2018, contávamos com 63 e, atualmente, temos 135 lojas de norte a sul do país. Em termos de colaboradores, já contamos com cerca de 2.700 pessoas, considerando as nossas lojas, centro de distribuição e os nossos escritórios.
Enquanto empresa, qual a missão e filosofia do ALDI?
Na ALDI, trabalhamos diariamente – e desde sempre – segundo uma filosofia “discount”. Esta consiste em apresentar uma oferta selecionada de produtos essenciais aos nossos clientes, com a garantia de elevada qualidade ao melhor preço, possibilitando ao mesmo tempo um consumo responsável e sustentável. Neste sentido, a qualidade é atestada e os preços são revistos de forma constante, mas também e assumimos o compromisso de garantir que a produção das matérias-primas que utilizamos nos nossos produtos alimentares respeita e preserva o meio ambiente. Acreditamos que esta filosofia é a base para conseguimos oferecer uma experiência de compra simples, rápida, mas simultaneamente fiável, diferenciadora e responsável. Estamos sempre focados no cliente e em oferecer-lhe o melhor, o que se reflete nos nossos produtos e no serviço que prestamos nas nossas lojas.
Abriram recentemente uma nova loja no Areeiro. Qual o objetivo principal desta abertura?
Estamos focados em chegar a novas regiões do país e em levar o nosso conceito “discount” mais longe. Como tal, queremos também reforçar a nossa presença nos centros urbanos para oferecer toda a conveniência à nossa “vizinhança”, garantindo que esta consegue fazer as suas
compras do dia-a-dia a poucos minutos a pé da sua casa. Foi precisamente por isto que quisemos apostar no Areeiro, sendo uma opção fiável e simples para todos os que por lá moram, trabalham ou estão apenas de passagem.
Para que os nossos leitores percebam da melhor maneira gostava que nos explicasse qual o conceito na base das lojas de proximidade?
As nossas lojas de proximidade são lojas que se localizam nos centros das cidades. Uma vez que se apresentam nestas localizações, o seu formato é simples e o seu sortido é pensado e adaptado de forma estratégica, para oferecer produtos essenciais que permitam ao cliente encontrar tudo o que necessita para o seu dia-a-dia, de forma rápida e cómoda.
Que características diferentes das outras lojas possui a loja do Areeiro?
Esta loja apresenta mais de 800 m2 de área total de vendas, sendo, atualmente, a nossa loja de proximidade de maior dimensão. Além disto, apresenta um layout moderno, com foco na sustentabilidade e em medidas de poupança energética. Dispõe ainda de um ecrã digital na
montra para exibição das promoções semanais, carrinhos de compra de menor dimensão para facilitar a circulação dos clientes pelo espaço e uma zona de pagamento com fila única para permitir uma maior fluidez das filas e um pagamento mais rápido.
Ao nível dos produtos, há novidades na loja que importa referir?
Queremos fazer parte da “vizinhança” e oferecer exatamente aquilo que os clientes procuram. Como tal, na nossa loja do Areeiro é possível encontrar fruta e legumes sempre frescos, artigos de pão e pastelaria a sair do forno várias vezes ao dia, uma zona completa e reforçada de sumos frescos, produtos biológicos, vegetarianos, vegan, produtos ricos em proteína e refeições prontas.
Além do sortido diversificado e focado na conveniência, existem também novidades recentes em loja, uma vez que procuramos lançar produtos novos recorrentemente, de forma a surpreendermos os nossos clientes e acompanharmos as tendências de consumo. Estamos, por
exemplo, a apostar fortemente na nossa gama de produtos proteicos e lançámos recentemente iogurtes de proteína e pudins proteicos, como é o caso do Pudim de Semolina da nossa marca MILSANI®. Outra novidade são os gelados High Protein da nossa marca MUCCI®, uma opção mais saudável e com alto teor em proteína, perfeita para comer nesta altura do ano Sem esquecer que, tal como em todas as lojas, mantemos a nossa aposta na oferta de produtos certificados sustentáveis para que os nossos clientes possam fazer escolhas de consumo mais
responsáveis.
De forma a garantir que os nossos clientes dispõem de toda a comodidade durante as suas compras, e à semelhança das nossas outras lojas, é possível encontrar também uma máquina de sumo de laranja 100% natural, bem como uma máquina de corte de pão.
De que forma celebraram esta abertura?
Para celebrar a chegada da nova loja ao Areeiro, oferecemos sacos de compras reutilizáveis ilustrados por artistas portugueses a todos os clientes que nos visitaram, para que pudessem fazer as suas compras sem preocupações; bem como vales de desconto no valor de 5€ e uma flor ou manjerico aos que fizeram compras nesse dia. Além disso, tivemos uma equipa nas ruas da cidade a “saudar” a vizinhança e a distribuir várias ofertas.
A loja tem uma parceria com a Re-Food Arroios, em que consiste ela?
Em linha com o nosso compromisso em apoiar aquelas que também são as nossas comunidades e contribuir para combater o desperdício alimentar, firmámos uma parceria com a Re-Food Arroios para a doação de excedentes alimentares – nomeadamente pão, fruta e legumes ou outros produtos perecíveis com data de validade curta – que são recolhidos diariamente nas nossas lojas. Esta é uma ajuda que chega a dezenas de famílias em situação de carência, às quais a Re-Food presta apoio.
É importante esta envolvência com a comunidade local?
Para nós, é muito importante ter um papel ativo e próximo das comunidades locais em que nos inserimos. Neste sentido, além de querermos levar o conceito “discount” a mais famílias portuguesas, em todas as nossas lojas, estabelecemos parcerias para a doação diária de excedentes alimentares, sendo que, desta forma, temos conseguido apoiar inúmeras famílias com carências alimentares um pouco por todo o país. Cada vez que celebramos a abertura deuma nova loja, estabelecemos uma parceria, visando estar próximos e contribuir para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade local. Atualmente, trabalhamos com mais de 75 parceiros a nível local e regional.
Além disso, também procuramos acrescentar valor no que respeita à criação de emprego local, dando prioridade ao recrutamento de pessoas que residem na região ou concelho onde abrimos novas lojas. Em cada abertura, criamos, aproximadamente 20 novos postos de trabalho.
Qual é hoje o principal foco das lojas ALDI?
Em qualquer loja, o nosso principal objetivo é sempre o mesmo: que os clientes tenham à sua disposição um sortido focado no essencial, em linha com as suas principais necessidades e com as atuais tendências de consumo, privilegiando sempre produtos de elevada qualidade, cuidadosamente selecionados e aos melhores preços, assim como uma experiência de compra rápida e simples.
Qual é o vosso objetivo de números de lojas na capital e no país? Em que prazo?
No sentido de estarmos cada vez mais próximos dos nossos clientes, a nossa ambição é chegar, muito em breve, às 150 lojas a nível nacional. Queremos consolidar a nossa presença nos centros urbanos, mas também acelerar a expansão para novas zonas do país e reforçar a cobertura no Norte, Centro, Sul, sem esquecer o interior. Até ao final deste ano, contamos abrir mais 12 lojas, mantendo o ritmo de aberturas dos últimos anos.
No que diz respeito concretamente às nossas lojas de proximidade, para este ano, temos previsto abrir mais uma loja no centro de Lisboa, na zona do Príncipe Real, passando a totalizar seis destas lojas no centro da capital. Além disso, também planeamos chegar à cidade do Porto
num futuro próximo.