O Museu do Oriente regressa a Macau pelo olhar do Cinema, trazendo ao público filmes de arquivo e de realizadores contemporâneos.

Arquivo colonial e a vida contemporânea de Macau mostrados pelo cinema

O Museu do Oriente regressa a Macau pelo olhar do cinema, trazendo ao público filmes de arquivo e de realizadores contemporâneos.

Neste ciclo, que está organizado em sete sessões temáticas, com a curadoria da jornalista e crítica de cinema Maria do Carmo Piçarra, procura-se desvendar a pluralidade de olhares sobre Macau durante o século XX, bem como após a transição para a administração do território pela China.

A programação do ciclo começa por revelar a percepção, durante o Estado Novo, de realizadores portugueses – tanto amadores (Antunes Amor) como profissionais que serviram a propaganda (Ricardo Malheiro) – sobre Macau, contrapondo imagens fixadas por cineastas estrangeiros ao serviço do Regime, como Miguel Spiguel e Jean Leduc. Mostra também como Manuel Faria de Almeida, um dos fundadores do Novo Cinema português que, posteriormente, ajudou a criar a Televisão de Macau, antecipou as angústias dos residentes no território com a perspectiva da transição da soberania.

Em contraponto a estas visões, apresenta-se a visão contemporânea de jornalistas e das novas gerações de realizadores portugueses, que viveram ou visitaram (Rui Pedro Guerra da Mata / João Pedro Rodrigues) ou vivem (Ivo Ferreira) no território, e o de uma realizadora sérvia (Nevena Desivojevic), que filmou, em Lisboa, a rememoração de um aspecto da vivência em Macau. O ciclo integra ainda investigações filmadas, assinadas por jovens jornalistas portugueses (Filipa Queiroz e Hélder Beja), que relevam traços da presença portuguesa durante o século XX.

Cinema Macau. Passado e Presente – Ciclo de Cinema de Macau
7 de Janeiro a 18 de Fevereiro
17h00
Auditório do Museu do Oriente
Gratuito (mediante levantamento de bilhete no próprio dia)

You May Also Like

Clube dos Poetas Vivos promove encontro semanal online sobre poesia até ao final de Junho

Cinco museus unidos na exposição “Um Mundo de Máscaras”

Festival CriaSons abre candidaturas para o Concurso de Compositores Emergentes

Grupo Porto Editora “abre aspas” a conversas em direto entre autores

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt