Apostles Of The Eternal Fire IV: uma noite demolidora que deixou os fãs de death metal felizes

O que é que fazem duas bandas portuguesas e uma grega numa sexta-feira à noite em Lisboa? Invocam os mais altos espíritos para encherem o RCA Club de sons do melhor death metal atual. Invoke e The Ominous Circle representaram e bem a pátria lusitana, enquanto os Dead Congregation demonstraram porque são considerados um dos melhores no género.

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

As horas de abertura estiveram a cargo dos portugueses Invoke. Praticantes de um melodic death metal, a banda lançou no ano passado o seu álbum de estreia, Deo Ignoto, a propósito do qual conversámos com os músico. Podem rever essa conversa aqui. Esta revelou-se a ocasião perfeita para apresentar este trabalho perante um público que os acolheu de braços abertos. E bem mereceram esse acolhimento, pois os Invoke mostraram-se realmente felizes por estar ali. Agora é ir para a estrada e ganhar estaleca.

Mudança de cenário para receber os enigmáticos The Ominous Circle, banda oriunda do Porto. O nosso primeiro contacto com os homens vestidos de negros foi no Vagos Metal Fest onde deram um excelente concerto, mas à luz do dia. No RCA, o palco estava na perfeição para os receber, assim como os muitos fãs que se juntaram bem perto dele para receberem a bênção musical. Nome incontornável quando se fala de death metal feito em Portugal, os The Ominous Circle são donos e senhores de uma aura poderosa. Claro que tal muito contribui a parte visual com todos os músicos vestidos com batinas, luvas e capuchos pretos, os quais lhes tapam também o rosto. Appaling Ascension é o álbum que lançaram em 2017 e que serve de base ao alinhamentos dos concertos. Intensas e poderosas, cada apresentação reveste-se de uma profunda entrega por parte do público que não desprega os olhos do palco. Tudo certo, não falhou nada, mas agora malta venha de lá um novo registo discográfico, combinado?

Vindos da Grécia, os Dead Congregation apresentaram-se em palco com uma estrondosa atuação. Praticantes de um death metal simultaneamente brutal e admirável, deixaram de boca literalmente aberta quem não os conhecia e extasiados os fãs mais devotos, e eram muitos os que naquela noite praticamente lotaram a sala de espetáculos lisboeta. Graves of the Archangels, datado de 2008, e Promulgation of the Fall, de 2014, foram os registos discográficos da banda formada em 2004 na cidade de Atenas que alimentaram o alinhamento do concerto. Anastasis Valtsanis, o guitarrista e vocalista, tomou as rédeas levando o coletivo musical numa viagem pontuada por rápidas e intensas jorradas de som que demonstram bem porque são considerados uma das melhores bandas do género na atualidade.

Invoke

The Ominous Circle

Dead Congregation

 

You May Also Like

Vagos Metal Fest anuncia Suffocation e Gwydion para a edição 2024

A lendária banda britânica Napalm Death está de regresso a Portugal

À conversa com Crab Monsters

Associação Ecos Culturais do Louro lança concurso de bandas “Laurus Metal Battle”

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt