Aldeias com história com o Ô Hotel Fonte Santa

Em redor do Ô Hotel Fonte Santa um mundo por conhecer, em especial algumas das mais belas aldeias históricas e com história de Portugal. Conheça-as aqui.

Penha Garcia
A localização geográfica do hotel possibilita uma série de atividades e descobertas. Distando cerca de 13 quilómetros fica a vila de Penha Garcia, primeiro povoado neolítico, mais tarde transformado num castro lusitano e, depois, numa povoação romana. Os principais atrativos para quem visita a vila são a panorâmica deslumbrante que a rodeia, a originalidade do seu castelo, que surge literalmente empoleirado no topo da penha, e os vestígios que tanto a natureza como a história nela foram deixando.

Aldeias_com_historia-LOOKmag_pt-1-2

Possivelmente edificado durante o reinado de D. Sancho I como forma de ajudar a proteger a fronteira das investidas de Leão, mais de cem anos depois o castelo de Penha Garcia foi doado por D. Dinis aos Templários, regressando à coroa no século XVI. As pedras que o rodeiam contam a lenda de que, naquele lugar, vagueia ainda o fantasma de D. Garcia, o antigo alcaide do castelo. Depois de raptar D. Branca, filha do governador de Monsanto, o nobre terá sido capturado e condenado à morte. Os apelos de misericórdia por parte de D. Branca, valeram-lhe a redução da pena, sendo condenado a ficar sem um braço, motivo pelo qual ainda hoje conhecido como “o decepado”.

Aldeias_com_historia-LOOKmag_pt-3-4

No tempo em que os continentes se uniam em volta do Pólo Sul, os mares eram casa de organismos invertebrados que se moviam nos substratos arenoargilosos onde iam deixando as suas marcas. Preservadas nas rochas sedimentares são visíveis ainda hoje em Penha Garcia. O povo chama-as de cobras pintadas e os cientistas icnofósseis. É um importante tesouro da região gravado nas rochas quartzíticas com 490 milhões de anos.

Monsanto
Literalmente pendurada num imponente cabeço que aos olhos de todos siobressai no horizonte, Monsanto é dona de uma charme muito particular. Apelidada de Aldeia Mais Portuguesa de Portugal, em 1938, e o de Aldeia Histórica, em 1995, apresenta-se como um ícone turístico da região.

Aldeias_com_historia-LOOKmag_pt-5_9

Concederam-lhe foral D. Afonso Henriques, D. Sancho I, D. Sancho II e D. Manuel, sendo que a parte mais antiga se encontra no ponto mais alto, onde os Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem. Não se acanhe, antes ganhe forças e faça-se à escalada, pois de pedra em pedra tenha a certeza de que está a percorrer um importante pedaço da história de Portugal.

Aldeias_com_historia-LOOKmag_pt-10_14

À torre de menagem dos Templários foi mais tarde adicionada uma outra, acompanhada por torres em dois recintos desnivelados: um inclui uma cisterna e o outro a Igreja de Santa Maria. Fora dos muros, podemos observar o povoado primitivo existente em redor da Capela de S. Miguel, herança da arquitetura românica. Por sobre o aglomerado ergue-se a Torre do Pião.

Idanha-a-Velha
Composta para um impressionante conjunto de ruínas, é uma das estações arqueológicas mais importantes de Portugal.

Aldeias_com_historia-LOOKmag_pt-15_20

Existe onde antigamente se encontrava uma cidade de fundação romana capital da Civitas Igaeditanorum (século I a.C.), tendo sido mais tarde sede episcopal sob domínio suevo e visigótico. Ocupada pelos muçulmanos no século VIII, foi reconquistada pelos cristãos no século XII.

Aldeias_com_historia-LOOKmag_pt-21_25

Doada à Ordem do Templo no século XIII, Idanha-a-Velha preserva vestígios de todas essas épocas. São muitos os pontos de interesse, como as capelas do Espírito Santo, de S. Dâmaso e de São Sebastião, as igrejas de Santa Maria e Matriz, o Pelourinho, as Poldras sobre o rio Pônsul e a Ponte Velha.

Idanha-a-Nova
Junto ao rio Pônsul, Idanha-a-Nova domina uma vasta área campina considerada o Celeiro da Beira Baixa. Terceiro maior concelho do país, a vila, que recebeu foral em 1510, está situada num cabeço, acolhendo as ruínas de um castelo fundado em 1187.

Aldeias_com_historia-LOOKmag_pt-26_30

Rica em testemunhos históricos e monumentos, é igualmente rica em património natural, possuindo núcleos de grande valor paisagístico e ambiental.

Aldeias_com_historia-LOOKmag_pt-31_34

Conheça o Ô Hotel Fonte Santa e deixe-se encantar por um refúgio onde o conforto dos hóspedes é rei. Descubra esta unidade ímpar aqui: https://lookmag.pt/blog/o-hotel-fonte-santa-o-luxo-nao-tem-preco/

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

You May Also Like

Mão Morta no LAV não há frio que nos derrube

Foi à Comic Con Portugal 2019? Descubra se faz parte das nossas galerias de fotos

Lisbon Marriott Hotel recebe Hello Summer Wine Party

Especial Dia da Mãe no Serenity Spa

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt