À conversa com Miguel Assis, CSMO da VOQIN’, empresa organizadora da B2Run Portugal

Organizada pela agência VOQIN´, a B2Run Portugal pretende criar uma relação cada vez mais forte entre a prática desportiva informal e o ambiente empresarial, como mote de que um maior equilíbrio entre a vida profissional e pessoal resulta num aumento de produtividade. Fomos descobrir mais sobre o evento que põe as empresas a correr numa entrevista com Miguel Assis, CSMO da VOQIN’.

Como e quando surgiu a B2Run?
A B2Run teve origem em Munique, na Alemanha, em 2003. É uma corrida empresarial que tem como objetivo levar o desporto e o bem-estar para dentro das empresas, ao aliar o team-building ao networking, fazendo dela um evento único. Em 2016 tivemos conhecimento da internacionalização da B2Run e foi nessa altura que soubemos que a tínhamos de trazer para Portugal, pois havia essa lacuna. Já há muito tempo que se fala da importância do desporto e da conciliação deste com o trabalho. Sabíamos que o tecido empresarial português se identificaria com o conceito do evento.

Qual a filosofia em que assenta o projeto?
Acreditamos que o desporto nos torna pessoas mais felizes e melhores profissionais, e que é imprescindível para manter o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional.

Qual o seu propósito e objetivos?
Além de fomentarmos a prática de exercício físico no mundo corporativo, eventos com estas características dão a oportunidade de aproximar e criar laços entre as pessoas. Unir uma atividade de team building a uma atividade física tem a vantagem de transmitir alguns dos valores inerentes ao desporto (resiliência, perseverança, disciplina) para o mundo empresarial.

Na sua opinião qual a importância deste tipo de iniciativas junto das empresas?
A participação em atividades deste estilo estimula o espírito de equipa, o sentido de entreajuda e a própria superação, ao pensarmos nas pessoas que não têm por hábito praticar exercício físico e aceitam o desafio de caminhar ou correr os 5km da B2Run. Acreditamos também que dá a oportunidade de convívio às pessoas que trabalham diariamente na mesma empresa e que, por razões profissionais, acabam por nunca trocar uma única palavra.

Falemos dos benefícios. Que benefícios traz a B2Run à saúde dos colaboradores?
A B2Run, ao ser uma atividade de grupo, tem um efeito incentivador para os colaboradores mais sedentários. Já tivemos inúmeros exemplos de pessoas que não praticavam nenhum tipo de atividade física e que, devido à B2Run, começaram a participar em corridas e/ou caminhadas. Um dos benefícios da prática de exercício físico é que previne, também, a LER (Lesão por Esforço Repetitivo) - lesões nos sistemas músculo-esquelético e nervoso causadas por tarefas repetitivas, esforços ou posições desagradáveis por longos períodos –, melhora a postura corporal e reduz os níveis de stress.

E de que forma contribui ela para a saúde da própria organização?
No coração de cada empresa temos pessoas e, pessoas saudáveis, criam empresas saudáveis.

Um bom espírito de equipa é meio caminho para o sucesso das organizações. Concorda? Porquê?
Concordamos plenamente. Um bom espírito de equipa tem impacto direto na motivação e envolvimento dos colaboradores dentro da sua organização. Eventos como este trazem felicidade no trabalho e, estudos comprovam: a felicidade pode colher benefícios muito tangíveis nas organizações. Um colaborador feliz e motivado consegue produzir com a máxima qualidade e no tempo estipulado.

Promover o exercício físico pode fomentar o envolvimento dos colaboradores com a empresa, criando um maior engagement?
Sem dúvida. Com a B2Run as empresas conseguem juntar as suas equipas das mais distintas áreas e proporcionar momentos de inclusão e team building. Assim, a interação e a amizade entre os colaboradores aumenta exponencialmente. Colegas de trabalho, que tenham laços pessoais, tendem a entreajudar-se mais e a colaborar melhor no ambiente corporativo, do que colaboradores distantes e burocráticos.

Quantas empresas participaram na edição em Lisboa?
Na edição de Lisboa, que aconteceu em setembro, no Estádio do Jamor, contámos com a presença de 105 empresas, num total de 2.300 pessoas. Na próxima edição, no Porto, que acontece dia 17 de outubro, vamos ter 41 empresas. Contudo, ainda temos vagas e esperamos mais inscrições.

Esse número diverge muito dos anteriores?
Nas últimas 3 edições o número de empresas participantes tem vindo a amentar, em linha com o ganho de consciência da temática do bem-estar nas empresas e do employee branding. Praticamente 85% das empresas que participam voltam para a edição seguinte e quase sempre com mais participantes. Isto deixa-nos muito satisfeitos.

O que leva uma empresa a concorrer à B2Run? Quais os motivos mais referidos?
O que diferencia as grandes organizações das boas? A promoção de um conjunto de habilidades de desenvolvimento pessoal e de alegria no trabalho. As empresas, além de quererem proporcionar aos seus colaboradores um dia diferente – a par da corrida temos muitas atividades no pré e pós prova – cada vez mais percebem a importância de se associarem a eventos que tragam benefícios aos seus colaboradores, como é o caso da B2Run. Associar desporto, saúde e bem-estar ao emprego, virou um mote cada vez mais presente no mundo empresarial e, sem dúvida, que as melhores empresas são aquelas que mais fazem pelos seus recursos humanos.

Como podem as empresas inscrever-se?
As inscrições são feitas através do nosso site.

Qual a distância a percorrer?
A B2Run é uma corrida de 5 km mas isso não significa que todos tenham de correr. A prova pode ser feita a caminhar enquanto se convive com os colegas. O importante é que todos os participantes pratiquem algum exercício físico e passem uma boa tarde em networking.

Todos os colaboradores podem participar?
Todos os colaboradores das empresas podem e devem participar. É mesmo esse o propósito, envolver todos na prática de exercício físico. Desde que aqueles que já são ‘atletas’ assim como os que não praticam desporto regularmente.

Relativamente aos prémios, existem categorias? Se sim quais são elas?
Temos várias categorias de prémios, o que acaba por incentivar os participantes. Empresa mais fit, os mais rápidos, melhor CEO, melhor marketing/comunicação, melhor RH, melhor comercial e prémio VOQIN’ para a empresa mais criativa.

O evento é organizado pela VOQIN´. São também participantes?
Sim, a VOQIN’ tem uma equipa que participa sempre em todas as edições da B2Run. O propósito da VOQIN´ está intrinsecamente ligado à forte componente na busca pelo equilíbrio entre a vida pessoal e a profissional através do desporto. Muitos dos nossos colaboradores praticam regularmente exercício físico e, por isso, é com bastante satisfação que participam nesta corrida.

Acompanhe a B2Run Portugal no Instagram, no Facebook, e no Linkedin.

Por: Sandra Pinto

You May Also Like

Sport Zone reabre a loja do Centro Comercial Vasco da Gama com novo conceito

Está a chegar a terceira edição da Oktober Festa

MANGO cria coleção solidária com Fundação Fero

MUJI apresenta um mundo de novidades para o Outono

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt