Vodafone Paredes de Coura 2017: 25 anos de música

Prestes a celebrar 25 anos, o festival Vodafone Paredes de Coura regressa à beira do rio Coura, na praia fluvial do Taboão, entre 16 e 19 de agosto. Esta será uma edição muito especial do festival de música mais bonito de Portugal, onde o cenário e o ambiente são tão importantes como a boa música que inunda os dois palcos.

Horários Vodafone Paredes de Coura 2017

Foals
Liderados pelo incansável Yannis Philippakis, os Foals chegam ao Vodafone Paredes de Coura com “What Went Down”. O sucessor de “Holy Fire” (2013) marcou o retorno emocionante da banda de Oxford e elevou-a a novos picos criativos.

Benjamin Clementine
Cantor, compositor e pianista, o autodidata Benjamim Clementine saiu de Inglaterra com menos de 20 anos para vaguear pelas ruas da cidade de Paris, onde acabou a ser descoberto enquanto tocava nos corredores do Metro. “At Least for Now”, o álbum de estreia de 2015, confirmou-o como uma força deslumbrante de uma beleza não convencional.

Car Seat Headrest
Também arrebatadora é a perseverança de Will Toledo, o visionário de Car Seat Headrest. Depois de mais de uma dezena de álbuns disponíveis no Bandcamp, e de reunir críticas entusiasmadas na blogosfera musical, Will lançou “Teens Of Style”, uma narrativa diferente da grande maioria da música do século XXI.

Ty Segall
Conhecido pela discografia prolífica, Ty Segall já lançou mais de 30 singles, uma dúzia de LPs e inúmeras gravações ao vivo. Depois de, este ano, ter lançado “Emotional Mugger”, um novo álbum de estúdio foi já confirmado para Janeiro de 2017.

Lightning Bolt
Surgiram em Rhode Island em 1995 enquanto projecto escolar e foi depois de algumas mudanças na banda que chegou “Wonderful Rainbow”, trabalho que foi bastante bem-recebido no círculo underground e que abriu caminho a “Hypermagic Mountain” (2005) e “Earthly Delights” (2009). Com os membros da banda ocupados com variadíssimos outros projectos, os Lightning Bolt voltaram em 2015 com “Fantasy Empire”, o primeiro álbum de originais em cinco anos e uma lufada de ar fresco que mostra a intenção de se expandirem musicalmente, mas mantendo a estética que definiu não só a banda ao longo dos anos como uma geração inteira. Ao longo da sua existência, os americanos revolucionaram o rock underground de uma forma desmedida e continuam a produzir sons destrutivos e actuações imponentes

Japandroids
De Vancouver para Paredes de Coura o duo de indie garage rock vem apresentar “Near To The Wild Heart Of Life”, álbum que pôs fim a um silêncio de quase cinco anos e que voltou a catapultar a banda para a ribalta. Depois de surgirem com “All Lies”, os californianos mantiveram a estratégia de reproduzir o som das actuações ao vivo nas gravações dos trabalhos que se seguiram. O segundo álbum fê-los sentir que tinham finalmente chegado ao que quer que fosse que estavam a tentar atingir e isso obrigou-os a definir uma nova estratégia e a chegar a canções que conseguissem satisfazer o público de grandes actuações. O resultado foi “Celebration Rock”, aclamado pela crítica e visto pela banda como o culminar de uma fase que dá espaço a uma nova era que se inicia com “Near To The Wild Heart Of Life”.

Roosevelt
Marius Lauber passou por várias bandas de garagem enquanto adolescente, antes de se render ao techno de Colónia. Se chegado à cidade não conseguiu sentir a diferença entre a música pop e a electrónica, rapidamente percebeu como esta última permite uma ligação diferente à plateia, transformando-o num devoto da música de dança. Tanto que, em 2012, com 22 anos, introduziu ao mundo o seu projecto de tecnho-indie-pop, Roosevelt, com o single “Sea”. A faixa hipnotizante viajou pela internet e acabou a chegar aos ouvidos da respeitada Greco-Roman, editora que o assinou e pela qual lançou o primeiro EP, “Elliot”. Roosevelt tem sido uma estrela em ascensão desde então. “Sea” foi o primeiro passo na carreira de uma das mais emocionantes perspectivas que a música de dança actual tem para oferecer, comprovado no álbum de estreia homónimo de 2016.

Vodafone Paredes de Coura 2017
16, 17, 18 e 19 de agosto
Paredes de Coura

Por: Sandra Pinto

You May Also Like

À conversa com Neev

À conversa com Miguel Inglês dos Equaleft

À conversa com o músico e realizador David Francisco (David Wolf)

À conversa com o designer Luís Pinto da Logotomy Designs

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt