TVCine Edition dedica um especial a Rodrigo Areias exibindo três das suas longas-metragens

TVCine Edition dedica um especial a Rodrigo Areias exibindo três das suas longas-metragens

Realizador e produtor com uma vasta filmografia premiada em festivais internacionais, Rodrigo Areias tem construído um percurso singular no cinema português, tendo já assinado mais de duas dezenas de obras em registos que vão da ficção ao documentário, passando pela videoarte e por videoclips para nomes da cena rock portuguesa como The Legendary Tiger Man e Mão Morta.

Em janeiro, o TVCine Edition dedica-lhe um Especial de programação, exibindo três das suas longas-metragens: 1960 (2013), Surdina (2019) e Vencidos da Vida (2020).

Tripla O Cinema de Rodrigo Areias, para ver dia 9 de janeiro, domingo, a partir das 19h35, só no TVCine Edition.

1960 (2013) | 9 de janeiro, domingo, às 19h35, em exclusivo no TVCine Edition
Um home movie em registo de diário de viagem em super 8mm, 1960 revisita a viagem que inspirou o “Diário de Bordo” do arquiteto Fernando Távora. “Neste filme, a minha ideia foi partir das notas e desenhos de Fernando Távora e revisitar vários dos locais que o arquiteto visitou, descreveu e desenhou durante a sua viagem em 1960. E pensar a arquitetura num contexto global”, afirmou Rodrigo Areias. “Quis dar vida a esses textos, mas pretendendo nunca ser óbvio ou ilustrativo. Antes revisitá-los com a devida distância temporal”. Apresentado na 37.ª Mostra de Cinema de São Paulo e no DocLisboa 2013, o documentário venceu o prémio de Melhor Filme na 17.ª edição Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira.

Surdina (2019) | 9 de janeiro, domingo, às 20h45, em exclusivo no TVCine Edition
Num espaço rural, um velho homem recebe a notícia de que a sua falecida mulher foi vista a fazer compras na feira. Revoltado, pretende esconder-se de todos, despeitado e triste, mas os seus amigos insistem para que não dê ouvidos ao povo e aproveite tal facto para se fortalecer e, quem sabe, casar-se de novo. Esta é uma história da delicadeza de se ser velho, do que resta ainda para sonhar e para amar quando a idade avança significativamente e o corpo se enfraquece. Num Portugal antigo e recôndito, que afinal existe, apesar de tudo quanto façamos para nos modernizarmos. Adelaide Teixeira, António Durães, Ana Bustorff, Clara Nogueira e Emília Silvestre formam o elenco deste filme com argumento original de Valter Hugo Mãe, e que venceu três prémios no Festival de Cinema de Girona.

Vencidos da Vida (2020) | 9 de janeiro, domingo, às 22h00, em exclusivo no TVCine Edition
Num velho cinema decrépito surgem várias histórias como fantasmas. Uma compilação de filmes de vários formatos projetam múltiplas versões de vencidos da vida. “Para um homem, o ser vencido ou derrotado na vida depende, não da realidade aparente a que chegou – mas do ideal íntimo a que aspirava”, afirmava Eça de Queirós enquanto mote dos Vencidos da Vida em 1887. Com Alheli Guerrero, Acácio De Almeida, Vitor Correia, Inês Mariana Moitas, Valdemar Santos, Carmo Teixeira, David Almeida, Ana Ribeiro, Miguel Moreira e André Cepeda.

You May Also Like

Azores Burning Summer, o festival ecofriendly

Festival A Estrada regressa em agosto para a sua segunda edição

MOTELX – Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa regressa em setembro

À conversa com Daniele Lupidi, dos Huronian

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt