Em competição:
«XXX» de João Alves
«Senhoras e senhores, o vosso país precisa, mais uma vez, que aceitem o desafio e recriem um filme em não mais que um minuto. Pedimos que peguem numa peça genial de cinema (ou não tão genial assim), que a espremam até à sua essência mais pura e a comprimam num espaço de tempo um pouco maior que um comentário social num filme de ação! Afinal, 90 por cento da maioria dos filmes é pura perda de tempo. Há tempo suficiente num minuto para salvar o mundo, ficar com a miúda e serem felizes para sempre. Para participar na competição deste ano e ter a oportunidade de ganhar um prémio e estar presente na resplandecente cerimónia dos Jameson Empire Awards em Março de 2013, reúna alguns amigos, monte a câmara algures e comece a filmar. Até aos 60 segundos e nem mais um!» João Alves aceitou este desafio do DONE IN 60 SECONDS da Jameson/Empire e foi um dos cinco finalistas a representar Portugal na final em Londres!
«Barba» de Paulo Abreu
Parado no tempo, um trio de personagens pré-históricos habita ao redor de uma anta. Um deles, hiperativo, tenta despertar emoções aos seus companheiros, através de invenções e obras de arte. Um estranho objeto em osso, que reenquadra a realidade, vai despoletar a cobiça e a inveja entre eles. Alegoria em Super 8, sobre Portugal e o comportamento coletivo do seu povo.
«Karai Norte» de Marcelo Martinessi
Curta-metragem apresentada pelo Embaixador do Paraguai em Portugal, Luís Fretes Carreras. Nos anos 40, no rastro das consequências da Segunda Guerra Mundial, houve uma guerra civil no Paraguai, a partir do momento em que as Forças Armadas do país se dividiram entre a defesa do então presidente e o apoio ao exército rebelde. Vários setores da sociedade foram impelidos a tomar o partido de um lado ou de outro. O saldo do sangrento conflito foi perto de 30 mil mortos, entre civis e militares, e uma sensação de insegurança que contaminou o país. «Karai Norte» (2009) começa no limbo que marca o período final dessa guerra. Mas o cenário não é o gabinete do presidente, ou as grandes batalhas que desenharam o evento; o palco é o desolado Chaco, terra de ninguém onde cada um lutava por si mesmo e não se podia confiar em ninguém.
O diretor Marcelo Martinessi centra seu filme em torno da figura de uma senhora de aspeto frágil e voz destruída pelo tempo, que vive isolada em sua cabana em meio ao nada. Enquanto prepara o pouco que resta de sua comida, recebe a suspeita visita de um cavaleiro, com quem desenvolve uma relação desconfiada em que pequenos favores são, dentro da perspetiva agreste da guerra, pagos com honra e gratidão. Uma curiosidade: a excelente protagonista Lidia Vda. de Cuevas foi recrutada entre as avós de pequenos alunos em uma campanha da produção do filme junto a escolas públicas paraguaias.
O inusitado curta paraguaio, inspirado em «Arribeño del Norte», um conto clássico da literatura local, cria um estranho suspense através de uma estética muito similar à do faroeste norte-americano, que Martinessi domina com maestria. Os olhares e silêncios entre a senhora e o cavaleiro são intraduzíveis e conduzem inteiramente a narrativa. Inteiramente falado em guarani, «Karai Norte» foi destaque no Festival de Berlim em 2009 e é uma interessante janela para a cultura, a história e o cinema do Paraguai.
Projeto convidado:
MULTIPLEX 2013 – Ciclo de Imagens e Movimento, Arte e Ensaio
Pelo terceiro ano consecutivo, e no seguimento do sucesso das edições anteriores, a Licenciatura e o Mestrado em Comunicação Audiovisual e Multimédia propõem à cidade do Porto e aos seus visitantes o MULTIPLEX 2013 -Ciclo de Imagens e Movimento, Arte e Ensaio.
O evento decorre entre os dias 15 e 17 de maio de 2013 na Universidade Lusófona do Porto. O MULTIPLEX conta também com a exibição de trabalhos dos estudantes de CAM no Espaço Maus Hábitos. O MULTIPLEX 2013 homenageia e conta com a presença de José Luis Guerín, um dos mais respeitados cineastas do nosso tempo.
http://www.facebook.com/pages/ShortcutzPorto/186441724704421
http://shortcutzporto.blogspot.pt/
Nota:
O Shortcutz é um movimento internacional de curtas-metragens. SHORTCUTZ LISBOA-PORTO-LONDRES-BERLIM-MADRID-DUBLIN-AMSTERDAO.
Mais do que um festival, mais do que uma mostra, o Shortcutz pretende-se uma autêntica revolução urbana de ideias, projetos e pessoas na área das curtas metragens e que, dessa forma, se torne parte indissociável e constante da vida criativa, cultural e artística das cidades nele envolvidas.
No Porto, Luísa Sequeira é diretora de programação e Paula Rocha é diretora de produção.

