SANA Sesimbra Hotel. Entre a Arrábida e o Atlântico
O Inverno este ano teve alguma dificuldade em encontrar as coordenadas para chegar a Portugal. Tal facto permitiu que tivessemos sol e calor até muito mais tarde do que o habitual, o que permitiu fins-de-semana na praia em alturas, chamemos, impróprias. Num desses fins-de-semana fomos até Sesimbra com o intuito de descobrir o SANA que “roubou” o nome à cidade piscatória.
Localizado à beira da Praia da Califórnia com os “pés” quase dentro de água, a unidade apresenta-se dona de uma excelente localização.
Os amantes da praia encontram nele o refúgio certo, quanto mais não fosse pela facilidade com que chegam à areia e às ondas que banham a Praia de Califórnia.
Mas também os apreciadores de programas culturais encontram nele o ponto de partida certo para partir à descoberta dos muitos pontos de interesse que Sesimbra esconde.
Fazendo justiça à melhor hospitalidade, o SANA Sesimbra hotel recebe quem chega com extrema simpatia e solicitude, sobretudo por culpa de um staff atencioso e muito prestável.
Dona de amplos aposentos, a unidade apresenta quartos standart e três suites. A que foi nossa morada durante toda a estadia dispõe de duas zonas separadas – quarto e sala de estar – permitindo acomodar confortavelmente até 4 pessoas. No nosso caso, acolheu na perfeição uma familia de três revelando-se ideal para momentos de relaxamento e de partilha.
Da ampla varanda a vista desafogada para a praia e para o mar, mas também para o casario de Sesimbra. De referir que o wi fi é de utilização gratuita, algo verdadeiramente importante quando se viaja com adolescentes, como é o nosso caso.
Muito há para fazer, seja visitando a cidade, descobrindo os seus tesouros escondidos, seja na procura e degustação da melhor gastronomia e vinhos da região ou aventurando-se em actividades náuticas nas águas do Atlântico.
Uma das mais-valias do hotel está escondida no topo do edificio: a piscina que faz as delícias dos hóspedes, independentemente das idades, e onde as horas ganham uma aura de tempo feliz onde o riso das crianças e a alegria dos adultos servem de música de fundo a agradáveis memórias que nos acompanham depois de feito o check-out.
Um nivel acima escontramos o sky lounge com um super concorrido jacuzzi. De facto, é o local privilegiado para assitir ao pôr do Sol, e isto independentemente da temperatura, pois a água é agradavelmente aquecida.
Apelidado de Espadarte, o restaurante do SANA Sesimbra foi, temos de confessá-lo, uma agradável surpresa. Devido ao calor escolhemos a esplanada para apreciar a refeição. Em fundo, o som das ondas que com uma cadência matemática visitam a Praia da Califórnia.
Apresentado o menu instala-se a tipica indecisão do que escolher. «Seja qual for a vossa escolha vão certamente gostar», diz-nos de forma algo tranquilizadora o elemento do staff que simpaticamente nos acompanhou durante toda a refeição.
Perante esta certeza embarcámos na viagem de desvendar as muitas iguarias que constam do menu.
Na verdade, a beleza dos pratos é algo que à primeira vista nos atrai. Depois, o aroma que deles imana só faz com que a expectativa cresça ainda mais. Finalmente o sabor. E que sabor. Pela mesa, vão desfilando criações gastronómicas que primam pela diferença. Uma diferença elegante e requintadamente surpreendente.
A forma como tudo se vai conjugando no desenrrolar da refeição leva-nos a ter de catalogar esta como uma experiência requintadamente perfeita.
Na manhã seguinte, e depois de um pequeno-almoço retemperador, um passeio na praia foi algo em que todos estiveram de acordo e que fechou com chave-de-ouro um fim-de-semana inesquecível.
Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro