Restaurante Vela Latina, a abraçar o Tejo

É um símbolo da zona de Belém. Não há quem não o conheça. Muito solicitado nas tardes de verão durante as quais a sua esplanada é escolhida por quem deseja tomar uma bebida fresca ou degustar um gelado guloso, o Vela Latina é também um excelente restaurante. Rodeando o edifício pela esquerda, chegamos a uma porta de acesso ao espaço de refeições do Vela Latina. Aí fomos recebidos com um simpático sorriso e um “bem-vindos”…de imediato percebemos que estávamos em boas mãos.

Lá fora o sol de fim de verão aquecia os turistas que à beira do Tejo admiravam a beleza desta zona. Cá dentro era a nossa vez de descobrirmos um pouco da história do restaurante, que, inaugurado em 1988, faz parte do universo da melhor restauração lisboeta. Ao longos anos, o Vela Latina cimentou a fama de espaço de visita obrigatória para os verdeiros e mais exigentes gourmets, e isso percebemos agora quando nos trazem o menu para que escolhamos o que pretendemos degustar. Bem, a tarefa não se revela nada simples, pois há de tudo um pouco e para todos os gostos…o que complica a tarefa a quem é bom garfo, como nós!

Mas, sem entrar em desespero vamos optar por exclusão de partes, ou seja, desde sempre que o peixe e o marisco fresco fazem parte da fama da casa, logo nem pensar não experimentar uma destas iguarias!
Assim, como entrada decidimos optar por uma deliciosa salada onde o abacate, fresco e suave, combina na perfeição com a deliciosa lagosta, e umas ameijoas à bulhão pato, um clássico da casa que trouxe até nós o aroma a mar que tanto nos agrada nos marisco frescos. Uma referência, importante, à simpatia com que o staff do restaurante acolhe os visitantes, sejam eles nacionais ou estrangeiros, pois prontamente se disponibilizam para esclarecer qualquer dúvida ou questão sobre qualquer um dos pratos da ementa.

No seguimento da refeição, e como referimos no início do texto, o peixe/marisco tomou conta dos nossos desejos pelo que prosseguimos com lagostins e vieiras…
Com a chegada do caril de lagostins, vieram à memória pedaços da história portuguesa, muitos deles escritos precisamente no espaço à nossa frente, a Torre de Belém. Exótico aroma que com um saboroso travo a picante, combinou na perfeição com o arroz.
Depois foi a vez das vieiras ditarem as leis do palato, mas não vieram sozinhas, pois a acompanhar um delicioso molho de lagosta e arroz de pinhões.

Ainda antes da sobremesa deixámos a promessa de voltar, a qual firmámos com umas farófias maravilhosas e um tiramisu com Pedro Ximenez.

Restaurante Vela Latina
Doca do Bom Sucesso
1400-038 Lisboa
Reservas:
213 017 118 ou 910 174 024
http://velalatina.pt/

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro
Artigo disponível (sem necessidade de Adobe Flash Player) em: http://look-mag.com/2012/10/05/restaurante-vela-latina-a-abracar-o-tejo/

You May Also Like

Mão Morta no LAV não há frio que nos derrube

Jamie Oliver’s Pizzeria o novo spot em Lisboa

Foi à Comic Con Portugal 2019? Descubra se faz parte das nossas galerias de fotos

Arcádia abriu no Chiado e com ela trouxe desde chocolates a tabletes

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt