Opinião: “O teu usado pode ser o meu novo”, Sara Van-Deste, Head of Special Projects na Wallapop

Reutilizar. Há anos que conhecemos o conceito e temos, aos poucos, vindo a integrá-lo nas nossas vidas. Hoje ganha mais prevalência do que nunca, com cada vez mais pessoas a comprar produtos reutilizados, pelo que acredito que podemos começar a dizer: o teu usado pode ser o meu novo.

Por Sara Van-Deste, Head of Special Projects na Wallapop

Desde os têxteis aos móveis ou eletrodomésticos, a compra e venda destes produtos tem vindo a crescer. Inclusive, num estudo levado a cabo pela Wallapop, identificámos que 62% das pessoas já tinham comprado artigos reutilizados e 64% já os tinha vendido. Com a tendência para este número continuar a crescer, perguntamo-nos: porquê?

Antes de mais, desengane-se quem acha que produtos reutilizados são apenas produtos já muito antigos e à espera de ser renovados. São essencialmente produtos que estão em perfeitas condições, e alguns deles até podem ser artigos novos à espera de que alguém os utilize pela primeira vez ou produtos que foram pouco usados e, por algum motivo, deixaram de fazer sentido na vida de alguém.

Independentemente do tipo de artigo de que falamos, todos eles podem ser reutilizados porque estão em perfeitas condições, podem ser adquiridos a preços mais baixos, e permitem-nos criar uma série de novas oportunidades, não só para nós como para o planeta, porque estamos a rentabilizar os recursos já existentes.

Desde tendências mais antigas ou alternativas até às mais recentes e populares, o mundo do reutilizado é um universo à espera de ser explorado, de forma ambiental e economicamente sustentável. Os produtos reutilizados, que se encontram muitas vezes por utilizar ou em ótimo estado, têm, geralmente, preços mais acessíveis e permitem que participemos numa economia circular, a qual vai permitir, por sua vez, a redução de gastos de recursos naturais. Veja-se o caso da Wallapop: milhares de consumidores disponibilizam milhares de produtos reutilizados das mais diversas categorias, a preços mais acessíveis.

Comprar e vender produtos reutilizados é sinónimo de um consumo responsável que permite que contribuamos para um mundo mais sustentável. Ao mesmo tempo, temos acesso a uma vasta pluralidade de opções em boas condições, já que muitas vezes se trata de produtos novos ou muito pouco utilizados. Os produtos reutilizados são uma oportunidade que nos permite ser quem queremos, enquanto mantemos o maior conforto possível, de forma mais economicamente acessível.

A verdade é que a compra hoje de um produto novo por alguém, pode ser a minha compra de um produto reutilizado amanhã. Acima de tudo, é importante que já estejamos a ver os benefícios de vender e comprar produtos reutilizados, uma forma de consumo que nos faz sentir bem, que nos traz ótimos produtos, de grande valor, a preços geralmente mais acessíveis e com um impacto positivo no planeta.

O futuro está aqui e o futuro é sustentável e passa também pela compra e utilização de produtos reutilizados. Estamos felizes por constatar que a reutilização é uma preocupação que já faz parte do dia-a-dia dos portugueses, e de forma cada vez mais constante.

Por isso, podemos dizer: o teu usado pode ser o meu novo.

You May Also Like

Estrela de Heineken volta a dançar ao ritmo do NOS Alive

CeraVe é a marca de skincare oficial do NOS Alive 2024

Há um novo espaço cultural em Lisboa: venha conhecer a República da Música

Solverde.pt marca presença no NOS Alive pelo terceiro ano consecutivo

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt