A 21 de março, regressa Goût de France, a iniciativa que promove a comida, os vinhos e a própria cultura gastronómica franceses, em todo o mundo.

Goût de France, celebrar a refeição francesa em todo o mundo

A 21 de março, regressa a iniciativa que promove a comida, os vinhos e a própria cultura gastronómica franceses, em todo o mundo. Goût de France é o evento que celebra França nas mesas de todo o mundo, pelas mãos de 3300 restaurantes.

Em 2015, a gastronomia francesa foi reconhecida como património imaterial da humanidade, pela UNESCO. Será mais certo falar na refeição francesa (“repas gastronomique des Français”), uma cultura que vai além da própria comida ou dos vinhos e espumantes do país. O governo francês de então colocou em marcha um plano para celebrar esta refeição francesa em todo o mundo.

Agora, em 2018, realiza-se a quarta edição deste evento, que, a uma escala global, reúne todos os restaurantes que quiserem participar, tendo para isso de cumprir a estrutura da refeição francesa. Começando com um aperitivo generoso, terá de continuar com uma entrada, um ou mais pratos, e, a fechar, queijo e/ou sobremesa. A acompanhar, deverão ser servidos vinhos e champagnes franceses.

A quarta edição do Goût de France contará com 3300 restaurantes, 1300 dos quais são em França. Associadas à iniciativa estão mais de 150 embaixadas de França no estrangeiro. A antecipar o sucesso de mais uma edição deste evento, refira-se que, em 2017, participaram mais de 2100 restaurantes em 150 países, tendo sido servidos cerca de 250 mil menus a cerca de oito mil pessoas.

Este ano, a região gaulesa de Aquitaine, no sul de França, é a homenageada. O Goût de France 2018 presta ainda homenagem ao chef francês Paul Bocuse, que faleceu em janeiro passado, aos 91 anos, e em cuja carreira recebeu três estrelas Michelin.

Em Portugal, aderiram à iniciativa restaurantes de todo o País, no continente e regiões autónomas.

Por: Filipa Moreno

You May Also Like

Boteco da Dri onde o Rio visita Lisboa

Descubra os novos sabores da carta de inverno do Restaurante Ânfora

Família Serrano Mira lança Herdade das Servas Touriga Nacional tinto 2015

Restaurante G conquista uma Estrela Michelin