Comic Con Portugal 2014

ComiCon-LookMag_pt00

Foi com um enorme entusiasmo que recebemos há meses a noticia da realização em 2014 da primeira Comic Con em território nacional. Se por aqui já se seguiam as edições norte-americana e inglesa do evento, sempre com o intenso desejo de um dia nelas participar, foi com, não exageramos se escrevermos euforia, que no fim de semana de 5, 6 e 7 de dezembro rumámos a norte, mais precisamente a Matosinhos.

Foram cerca de 32.500 os visitantes que passaram pela EXPONOR no decurso dos três dias em que decorreu o evento. De tal forma que o enorme sucesso alcançado nesta primeira edição dá força à realização prevista da Comic Con Portugal pelo menos até 2018. Considerado como o maior acontecimento dedicado à cultura pop, a Comic Con integrou inúmeras atividades dedicadas às mais diferentes áreas, como cinema, televisão, banda desenhada, videojogos, anime, manga e cosplay.

02-ComicCon-Castelini-Miguel-LookMag_pt

Na área reservada à banda desenhada, apelidada de Artist’s Alley, os visitantes tiveram a ocasião de visionar uma exposição, além de trocar opiniões com alguns autores, como o italiano Claudio Castellini e o português Miguel Montenegro. Veterano da International Comicdom que se estreou na BD na editora italiana Sergio Bonelli nas páginas de “Dylan Dog”, Castellini colaborou em 1993 com a Marvel na realização das capas do “Fantastic Four Unlimited” e ilustrando a graphic novel “Dangerous Artifacts”, protagonizada pelo Surfista Prateado e Ron Marz. O seu mais recente trabalho para a DC foi uma minissérie do Super-Homem, escrita por Marv Wolfman. Já o português Miguel Montenegro, cartoonista e ilustrador, veio à Comic Con com os seus “Psicopatos”, resultado da sua paixão por cartoons e por psicologia, área onde concluiu o mestrado em Psicologia Clínica no ano de 2013. Tendo desenvolvido trabalhos para algumas das maiores editoras de banda desenhada, como a Marvel Comics e a Image Comics, Miguel Montenegro realizou ainda mais de mil storyboards para as maiores empresas de publicidade e produção de filmes. À procura de estímulo intelectual para complementar os seus interesses artísticos, Miguel concluiu o mestrado em Psicologia Clínica em 2013, tendo publicado artigos científicos em revistas internacionais ainda enquanto estudante. Atualmente, continua a desenvolver trabalho académico nos tempos livres.

03-ComicCon_artist_alley-LookMag_pt

Simultaneamente foram tendo lugar diversos painéis dedicados à Banda Desenhada, por onde passaram, além dos acima referidos autores, outros convidados internacionais como o escritor norte-americano Brian K. Vaughan e os desenhistas espanhóis Marcos Martín, Carlos Pacheco e Javier Rodriguez, ligados à Marvel, e os portugueses ligados ao mercado norte-americano de BD, como André Araújo, Daniel Henriques e Jorge Coelho. Alguns visitantes entregaram-se nas mãos dos cartoonistas que na Artist’s Alley fizeram as delicias de quem era retratado e de quem observava a realização do trabalho.

04-ComicCon-Walking_Dead-LookMag_pt

Media partner da primeira Comic Con portuguesa, a Fox contou com uma forte presença no evento. No sábado, dia 6, assistimos à conferência de imprensa de Seth Gilliam, o ator que entra na recente temporada de “The Walking Dead” no papel do Padre Gabriel. O ator é um dos reforços da quinta temporada do drama que acompanha o grupo de sobreviventes liderado pelo ex-polícia Rick Grimes enquanto tentam escapar às consequências de um apocalipse zombie, naquela que é hoje uma das mais populares séries transmitidas pelo canal Fox. Nascido a 5 de novembro de 1968, Gilliam confessou aos jornalistas sobre o papel que representa que «não é difícil fazer de cobarde, pois basta-me pensar num cão grande.»

05-ComicCon-Da_Vincis_Demons-LookMag_pt

O ambiente que se viveu na Comic Con foi para nós inesperado, pois estando nós habituados ao ambiente que se vive nos eventos de música, foi agradavelmente surpreendente verificar que num acontecimento deste género é a comunhão entre os fãs que impera. Nem as filas nas diversas zonas de alimentação fizeram esmorecer a alegria e a emoção que muitos sentiam em estar perante alguns dos seus ídolos da BD e do televisão. No domingo foi a vez de assistirmos à conferência de imprensa de Tom Riley, Elliot Cowan e Blake Ritson, três dos principais atores da série “Da Vinci’s Demons”. A série emitida pela Fox em Portugal e que vai na sua terceira temporada, é um drama ficcional e histórico sobre a vida de Leonardo Da Vinci, o qual é apresentado como “artista, inventor, esgrimista, amante, sonhador e idealista”. Nela Tom Riley dá vida a Da Vinci, Blake Ritson faz de Girolamo Riario e Elliot Cowan intrepreta Lorenzo Medici. Na terceira temporada, cuja estreia europeia do trailer aconteceu na Comic Con, os produtores arriscaram pela primeira vez filmar em cenários naturais, algo que ainda não tinha acontecido devido à inconstância do tempo no país de Gales mas, segundo os atores presentes na Comic Con, «valeu a pena e o resultado é fantástico».

06-ComiCon-rent_walker-LookMag_pt

A verdade é que muito foi acontecendo ao longo dos três dias da primeira edição da Comic Con Portugal, sendo que umas das atividades transversal a todo o evento e que captou maior atenção por parte do público foi o “Rent a Walker”. Da responsabilidade da Fox esta ação permitiu que os visitantes pudessem alugar o seu próprio Walker durante 30 minutos. No decurso desse tempo o Walker fez tudo o que lhe foi pedido, desde ocupar lugares em filas, ir buscar comida ou carregar mochilas. Enorme sucesso, os diversos walkers não tiveram um instante de sossego!

07-ComiCon-cosplay-LookMag_pt

Abreviação de “costume play”, cosplay pode traduzir-se por representação de personagem, disfarce ou fantasia. Através do cosplay os fãs dão vida às suas personagens favoritas, venham elas do universo da BD, da Manga, do Anime, dos videojogos, do cinema ou das séries de televisão. O importante é sentirem que prestam homenagem recriando os principais traços dessas personagens. Na Comic Con Portugal o cosplay foi um dos pontos altos do evento, com muitos mas mesmo muitos a aderirem fazendo com que o recinto ficasse ainda mais colorido e animado. Dos diversos concursos realizados destacamos “Hawk Girl”, vencedora do concurso na categoria comics, filmes e séries, e “War Machine”, o vencedor do cosplay.

Mais imagens de cosplay no slideshow em baixo.

www.comic-con-portugal.com
www.facebook.com/comicconportugal

Texto: Sandra Pinto
Fotos: Luís Pissarro

A equipa Look Mag ficou alojada no Hotel ibis Porto Sul Europarque. Saiba mais em https://lookmag.pt/blog/descoberta-de-santa-maria-da-feira/

You May Also Like

Festival Política regressa ao Cinema São Jorge

Está fechada a programação do IndieLisboa 2020

NOS Alive 2021

Rádio SBSR com emissão especial no Meco no dia 16 de Julho

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt