Vender o seu carro poderá não parecer a tarefa mais simples do mundo, em especial quando existe todo um mercado online repleto de opções por onde escolher.
Saber contornar as vicissitudes deste processo pode estabelecer toda a diferença entre uma venda rápida e bem-sucedida e um fardo stressante e moroso; o mercado dos carros usados possui características com as quais poderá não ser fácil lidar, mas a verdade é que evitar cometer determinados erros, já por si comuns, é algo que lhe atribui uma substancial vantagem.
Ao longo deste artigo, exploraremos cinco desses erros comuns que deverá evitar aquando da venda do seu carro.
1. Má apresentação
Uma das falhas mais habituais cometidas por vendedores inexperientes prende-se com algo de tão elementar quanto dedicar uma parte do seu tempo às limpeza e apresentação adequadas do veículo do qual pretendem desfazer-se; se uma imagem vale, de facto, mais do que mil palavras, o que dizer, então, de uma imagem de um automóvel sujo e desarrumado a que potenciais compradores venham a ter acesso?
Isto é, de resto, algo de aplicável tanto a apresentações presenciais, como virtuais; no que diz respeito às últimas em concreto, certifique-se de que capta fotografias claras e de alta resolução a partir de múltiplos ângulos.
Faça também por destacar as funcionalidades e características do automóvel, devendo exibir de forma transparente quaisquer danos – um potencial comprador aprecia valores como sinceridade e abertura, pelo que é muito mais provável conseguir conquistar a sua confiança se não estiver a tentar ocultar absolutamente nada.
2. Preço de venda excessivamente alto
No mercado dos carros usados, a chave está no preçário – querer cobrar um valor demasiado elevado resultará, inevitavelmente, num número reduzido de ofertas, já para não falar da longa duração a que o processo de venda ficará sujeito.
Tendo isto em mente, efetue uma pesquisa minuciosa, a par de um estudo de mercado; procure por viaturas semelhantes à sua e tente compreender qual o valor comercial da mesma. Lembre-se de que estabelecer um preço de venda para o seu automóvel não consiste apenas em atribuir-lhe o montante que considera que ele vale, mas também na quantia que os compradores estão dispostos a pagar.
3. Documentação ignorada
Uma outra falha a evitar traduz-se na negligência da apresentação da documentação pertencente ao automóvel – é absolutamente fundamental ter à mão todos os documentos necessários, o que inclui o histórico de intervenções mecânicas, documento único automóvel e quaisquer garantias que se encontrem ainda em vigor.
Deverá igualmente garantir que procederá ao pagamento de quaisquer coimas ou à resolução de quaisquer problemas relacionados com a documentação do veículo antes de listá-lo para venda; um comprador não deseja sujeitar-se a eventuais soluços relativos à transferência de propriedade, algo que definitivamente poderá convencê-lo a abandonar o processo de compra por inteiro.
4. Não utilização das plataformas online
Encontrando-nos nós em plena era digital, ignorar o potencial das plataformas de classificados automóveis online quando procura vender um automóvel é um erro crasso; uma boa porção dos atuais compradores começa de imediato a sua viagem em busca de uma nova aquisição automóvel na Internet.
Como tal, o que não falta são plataformas que oferecem aos respetivos utilizadores um aspeto visual bastante simples e intuitivo, a par de métodos de pagamento com segurança reforçada cujo objetivo é tão-somente facilitar transações empreendidas online, permitindo-lhe chegar a um público extraordinariamente vasto de potenciais compradores. Certifique-se de que produz uma descrição aliciante e, sobretudo, precisa do veículo que
pretende listar para venda, devendo recorrer a palavras-chave utilizadas proficientemente, de modo a destacar o seu automóvel das restantes ofertas.
5. Indisponibilidade
Por último, se se mostrar indisponível para esclarecer eventuais dúvidas que os potenciais compradores venham a ter ou fazer apresentações presenciais do veículo, o processo de venda sairá indubitável e negativamente impactado.
Um comprador costuma ter sempre questões para colocar relativamente ao histórico da viatura, às suas funcionalidades ou até mesmo aos motivos que o levaram a querer vender o seu automóvel; se fizer por responder prontamente a estas dúvidas sem ocultar detalhes relevantes, pode ter a certeza de que o processo de venda será muito mais célere.
Em síntese
Dizíamos no princípio que vender o seu carro poderá parecer relativamente avassalador, mas com certeza já percebeu que não há motivo para pensar assim; desde que evite estes e outros erros comuns durante o processo de venda do seu automóvel, conseguirá facilmente dominar o mercado e tirar o máximo proveito desta experiência.
Não se esqueça de dar uma boa apresentação ao seu carro, atribuir-lhe um preço justo, tratar de toda a papelada, recorrer a plataformas de classificados automóveis online e mostrar-se disponível para esclarecer dúvidas e preparar vistorias presenciais.
Ao seguir estes passos, a venda do seu carro, especialmente quando usado, será um processo totalmente gratificante e desprovido de preocupações.