Brands that matter: Minô babies a pensar no conforto dos mais pequenos e na tranquilidade dos pais

A Minô babies é uma marca 100% portuguesa com confeção local. Criada de raiz por Filipa Cortez, educadora de infância que desde cedo percebeu que as sestas nas escolas eram um dos maiores problemas para as crianças e para as educadoras, a marca desdobra-se hoje noutras áreas. Fomos descobrir tudo numa conversa com a sua criadora.

A Filipa é educadora de infância de profissão. É o que sempre sonhou ser?
Desde que me lembro que sempre quis trabalhar com crianças. Infelizmente a profissão de educadora não é das profissões que mais se fala quando se pensa em alternativas possíveis no que queremos ser quando “formos grandes”.
Acabei por ir para psicologia, com o objetivo de seguir clínica e depois me dedicar à área infantil. Estudei no ISPA e no final do primeiro ano percebi que não era bem o que queria. Comecei a ler, e a procurar os meus verdadeiros interesses e tudo me encaminhava para a educação infantil. Assim foi, mudei de curso e formei-me. Gostei de todas as cadeiras e desafios ao longo do curso.

Na sua visão qual é o maior desfio na educação de uma criança?
O maior desafio como mãe é tentar dar as ferramentas que precisam para serem crianças felizes, autónomas e seguras. Isto parece vago, mas passa por um trabalho diário em que tentamos que tenham uma infância feliz. A estrutura que precisam para serem seres humanos realizados e conseguirem lidar com as adversidades da vida.
O maior desafio como educadora de infância é conseguir chegar a todos individualmente para depois chegar ao grande grupo. Conquistar as crianças e chegar a elas pelo que cada uma é. Pelos seus gostos, interesses e ritmo.

Na sua opinião acha que é dada a devida importância ao sono das crianças?
Acho que estamos que nos últimos anos se viu uma evolução grande na preocupação com o tema. Não só de bebés, mas de crianças mais crescidas. Acho que ainda existem muitas crianças a dormirem pouco, a deitarem-se tarde.

Para os pais que nos estão a ler quais as consequências de pouco sono nas crianças?
É durante o sono que ocorrem as maiores mudanças de temperatura, com a criança a destapar-se na cama. O frio e a falta de aconchego podem fazer a criança despertar e dormir mal. Dormir mal tem várias repercussões na qualidade de vida das crianças. Tendem a irritar-se mais facilmente, a ficar agitadas, agressivas, impacientes e com dificuldades de concentração e aprendizagem. Para além disso pode causar eventuais distúrbios, como processos de comunicação, memória, socialização, desmotivação falta de animo ou cansaço.

Foi isso que a levou a criar a marca?
Sem dúvida. Essencialmente fazer com que a chegada à cama “conquistasse” à partida. E que o prazer em estar deitado e descansar transmitisse o conforto que é suposto. Por consequência: Melhorar a rotina e a hora da sesta. Acabar com os lençóis no chão, com cobertores ou mantas que não servem nas camas.

Evitar crianças a dormir destapadas. Conseguir ter uma sala preparada a recebê-las quando chegam do almoço cansadas e com sono. Melhorar os recursos necessários na rotina do sono seja em casa, na escola ou nas férias ou fins de semana.

Estávamos em que ano?
2017/2018 quando experimentei os primeiros protótipos.

Porquê o nome Minô babies?
Depois de pensar em vários nomes, lembrei-me que nada faria mais sentido que ter o nome da minha primeira filha, Maria Leonor. Foi quem testou os primários sacos cama em contexto escolar. MINÔ = Maria Leonor.

Imaginou o projeto sozinha ou recorrer a ajuda profissional da área?
Comecei o projeto com uma amiga e profissional, também educadora de infância. Identificamos claramente todas estas dificuldades e necessidades. As primeiras buscas a costureiras e fornecedores foram feitas a dois. Desenvolvemos os primeiros protótipos de sacos cama juntas. Acabei por seguir o projeto sozinha quando me mudei e vim viver para Évora.

Qual o objetivo da brand?
Melhorar a qualidade do sono e simplificar o dia-a-dia das famílias. Tornar a rotina do sono um momento descomplicado, mas cheio de conforto. Ajudar no descanso dos mais novos – diminuindo, também, a preocupação dos pais. Ensinar as crianças a terem mais autonomia na hora de se deitar e tapar. Manter as crianças tapadas e os pais descansados.

Que objetos integram a marca?
Sacos cama, lençóis envelope, sacos de dormir, almofadas de criança, sacos impermeáveis, roupa confortável.

O que têm esses objetos de tão especial para cativar os mais novos?
São feitos e criados a pensar nas necessidades das crianças, nas suas várias idades. Cativamos pelo conforto, conquistamos pela autonomia aumentando a autoconfiança. As nossas coleções são inspiradas na realidade infantil. Desde a escolha de tecidos aos padrões aos adereços, ou a produtos complementares, sempre criados primeiro para as crianças e por consequência para os adultos. Por exemplo, a malha de algodão que usamos em lençóis e roupa (por trazer o conforto de fatos de treino, ser macia e confortável), os nossos pijamas trazem adereços para que os queiram vestir e alimentar o imaginário. Os padrões com ilustrações do livro, para fazerem a associação da história; Os sacos cama, ou sacos de dormir são feitos de forma a não prenderem os movimentos das crianças.

Qual tem sido o feedback dos pequenos clientes?
Muito positivo desde o inicio da marca, ficam fãs. Quem compra a primeira vez fica cliente e acaba por comprar mais vezes e mais produtos. Percebem e testemunham que lhes oferecemos um conceito diferente.

Atualmente a marca estende-se a outros produtos, certo? Quais?
Sim. Mochilas para crianças, necessaires, estojos, babetes.

Lançou recentemente o seu primeiro livro. A que idades se destina?
Para crianças desde que nascem até aos 10 anos ou mais. Uma história que fala sobre o poder da amizade. Qualquer história infantil pode e deve ser adaptada à idade da criança, através da maneira como a contamos e das suas ilustrações.

O que a levou a dar esse passo?
Ser uma apaixonada pelo “poder” de contar histórias. Paixão reforçada enquanto trabalhei como educadora. Para valorizar a rotina do sono. Uma boa história é a maneira ideal de encerrar o dia. As crianças associam esse momento com a hora de dormir e começam a diminuir a sua agitação naturalmente. Proporcionar um momento de afeto e proximidade antes da hora de dormir.

De que fala ele?
Fala de mais do que um tema, sendo o tema central o poder da amizade e de como tudo pode mudar quando temos alguém importante por perto ou não. Fala igualmente da importância do sol e da chuva na nossa vida e que como sem um e outro o mundo ficaria triste e cinzento.

Será esta uma atividade para continuar?
A vontade era fazer mais do que uma edição e complementar com padrões, mas às vezes os planos são alterados por outras necessidades da marca. Mas gostava muito que não fosse o único.

Olhando para o futuro qual o maior desejo da Filipa relativamente Minô babies?
Chegar a mais famílias e a mais escolas para facilitar a logística difícil que é esta rotina e acabar com as crianças destapadas à sesta. Dar a conhecer ao mundo o conceito Minô.

You May Also Like

Testado & Aprovado: Skin Screen da Lancôme

Brands that matter: SkinDesign, a medicina estética ao serviço da saúde

Brands that matter: Biocoiff, o primeiro cabeleireiro 100% bio de Portugal

Secrecy encanta com um Dia dos Namorados cheio de amor próprio

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt