A importância da atividade física num estilo de vida saudável

A importância da atividade física num estilo de vida saudável

A atividade física é um ponto de partida para um estilo de vida saudável. Esta afirmação é reforçada por muitas evidências científicas que ligam a atividade física a um vasto conjunto de benefícios para a saúde física e mental.

Por Felipe Isidro, catedrático em Educação Física e responsável pelo Departamento de Atividade Física da PronoKal

O exercício físico praticado regularmente não só ajuda a reduzir o excesso de peso e, sobretudo, a manter o peso ideal alcançado, mas também aumenta a densidade óssea, mantém a massa muscular e reduz fatores de risco para doenças crónicas como diabetes, doenças cardíacas e alguns tipos de cancro, normaliza os níveis de colesterol e reduz a pressão arterial, entre outros benefícios.
 
É sabido também que o exercício físico liberta certas hormonas, como endorfinas que influenciam positivamente o bem-estar psicológico, melhorando a capacidade de participação e partilha, o sentimento de bem-estar, o aspeto corporal, a exploração dos recursos do corpo, o sentimento de realização como pessoa, o desafio pessoal. Além de que reduz o stress, dá uma sensação de relaxamento, melhora a qualidade do sono e do descanso, é um meio de
regeneração e libertação de energia, além de que permite a reflexão sobre a resolução de problemas e melhora o humor. No fundo traz coisas muito positivas a todos os que o praticam.
 
Mas nem toda a gente pratica exercício com regularidade e custa realmente a começar, mas a melhor solução para exercitar e combater a preguiça é encontrar motivações para o fazer e existem inúmeras razões, sejam elas físicas ou psicológicas.
 
É importante que se pense nas partes do corpo que queremos melhorar e estabelecer objetivos de médio prazo realistas. Por exemplo, se quisermos melhorar a nossa resistência ou melhorar esteticamente certas áreas do corpo, já teremos um objetivo pelo qual lutar. Mas estes objetivos devem ser exequíveis ou acabaremos por desistir, por não vermos progressos imediatos.
 
Deve escolher-se atividades variadas que o motivem, pois, cada atividade produz um efeito diferente de acordo com os gostos e preferências de cada pessoa, seja natação ou máquinas. Outro truque passa por fazer exercício acompanhado, uma vez que é um grande recurso para evitar aborrecimentos e desistências, além disso, abre-se a possibilidade de conhecer novas pessoas, o que é sempre muito motivador.

Além disso, para quem está agora a começar, é importante também ter cuidado com o excesso de treino, pois se sentirmos um excesso de fadiga, rapidamente nos deparamos com a desmotivação. O programa de exercício deve ser de acordo com a forma física e necessidade de cada um.

Sem dúvida, manter o corpo em movimento é um dos principais pilares de uma vida saudável. Adicionada a outros hábitos como uma alimentação equilibrada, o exercício aumenta os seus benefícios.
Exercite-se!

You May Also Like

Testado & Aprovado: Skin Screen da Lancôme

Brands that matter: SkinDesign, a medicina estética ao serviço da saúde

Brands that matter: Biocoiff, o primeiro cabeleireiro 100% bio de Portugal

Secrecy encanta com um Dia dos Namorados cheio de amor próprio

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt