
Pela sétima vez, o Talkfest criou em Portugal o espaço de debate e partilha de conhecimento sobre festivais de música. Com uma indústria que continua a crescer e a evoluir de ano para ano, os temas não se esgotam neste que é o fórum de eleição para profissionais e visitantes dos festivais de música.
A sétima edição do Talkfest abriu portas, este ano, com a entrega dos Iberian Festival Awards. Trata-se da terceira edição do prémio a decorrer no âmbito do Talkfest e a premiar festivais em 23 categorias. São escolhidos dois vencedores, um de Portugal e outro de Espanha, apurados a partir de uma lista mais vasta de concorrentes. Os galardões são atribuídos consoante votação do público ou designação do júri e a cerimónia decorreu a 15 de março, no Fórum Lisboa.
Frente ao festival português O Sol da Caparica, o Ressurrection Fest venceu o galardão de Melhor Festival de Grande Dimensão a nível ibérico. O festival, que volta a acontecer na Galiza, entre 11 e 14 de julho deste ano, levou para o país vizinho outros prémios: Melhor Cartaz (contra o EDP Cool Jazz) e Melhor Campismo (que venceu ao Bons Sons).
A Melhor Atuação Internacional foi entregue aos Rammstein, concerto que teve lugar também no Resurrection Fest. Do lado português, estava apontado ao prémio ibérico o concerto dos Red Hot Chili Peppers, no Super Bock Super Rock de 2017.
Já o EDP Cool Jazz acabou por vencer numa das categorias que provam que os festivais de hoje vão além do cartaz, Melhor Contributo para a Sustentabilidade, frente ao espanhol Low Festival.
Ir a um festival é, de facto, uma experiência que ultrapassa o cartaz. Por isso mesmo, os Iberian Festival Awards atribuíram um prémio ao Melhor Uso de Tecnologia em festivais, que foi ganho pelo MB Way a nível ibérico.
Essa mesma realidade ficou provada quando, no dia seguinte, o Talkfest trouxe a Portugal oradores de várias áreas que concorrem para a realização de um festival. No Museu das Comunicações, falou-se, por exemplo, de mobilidade em festivais (com a presença de uma representante da plataforma Cabify); da inovação na oferta de serviços de alimentação (com o presidente da Associação Street Food Portugal); e da mensagem social que um festival pode transmitir.
Os Iberian Festival Awards destacaram ainda a responsável pelo Rock In Rio, Roberta Medina, com o Prémio de Excelência. A comunicação, as infraestruturas e a programação cultural e turística foram áreas também abordadas nas categorias, numa noite que contou com a actuação de artistas portugueses e espanhóis.
Depois de os espanhóis Desakato terem inaugurado o palco com um rock aceso, actuaram os portugueses Whales. A entrega de prémios fez intervalos para as actuações que se seguiram: Madrepaz, Quartoquarto, Miguel Araújo e All You Can Swing.
Uma sala composta sobretudo por nomeados, premiados e apresentadores dos prémios assistiu à entrega dos galardões e preparou-se para participar nas conversas do dia seguinte. Numa altura em que existem mais de 200 festivais de música em Portugal e mais de 700 em Espanha – para um público que ronda os 25 milhões de espectadores – o Talkfest soma e segue na missão de tornar-se o fórum de excelência para que a indústria da música fale sobre si mesma, numa dimensão cada vez mais internacional.
Texto: Filipa Moreno
Fotos: André Clemente Aguiar
Tags: André Clemente Aguiar Filipa Moreno Iberian Festival Awards Talkfest