Macau pelo olhar de Sofia Areal

Após uma residência artística em Macau, enquanto bolseira da Fundação Oriente, a pintora Sofia Areal mostra agora os seus cadernos de viagem na exposição “A Oriente tudo de novo”, no Museu do Oriente.

Num total de 28 trabalhos inéditos, são exploradas diferentes técnicas e materiais como a tinta-da-china, aguarela, lápis de cera, acrílico e grafite, numa mostra singular de um nome de referência da arte contemporânea portuguesa. “Durante a estadia em Macau fui fazendo pinturas, desenhos de dimensões diversas, esquiços, colagens: pinceladas a tinta-da-china ou com outros materiais aí comprados. De regresso ao ateliê em Lisboa, fiz trabalhos de maiores dimensões e pequenas colagens utilizando os papéis que trouxera comigo. Esta exposição é uma mostra da frutuosa estadia em terras do Oriente, aonde nunca tinha estado. Primeiro, foram as flores, mas depois e obviamente, as cores, os símbolos, as pessoas. A Oriente tudo de novo”, explica a artista.

13061987_993210940728142_7168210715084882930_n

Nascida em Lisboa, em 1960, Sofia Areal é uma das mais importantes pintoras da sua geração. Iniciou a formação em Inglaterra, com os cursos de Textile Design e o Foundation Course, do Hertsfordshire College of Art and Design, em St. Albans, (1979-81). Regressada a Portugal, estuda nos ateliês de Gravura e Pintura do Ar.Co., em Lisboa. Expõe colectivamente desde 1982 e, individualmente, desde 1990. Além da pintura e do desenho, desenvolve também a sua investigação plástica nas áreas da ilustração, design gráfico e cenografia.

Em 2011, apresenta na Galeria do Torreão Nascente da Cordoaria Nacional em Lisboa, com produção dos Artistas Unidos, uma exposição antológica dos últimos dez anos de trabalho. Em 2012 ilustra a Colóquio Letras, edição publicada pela Fundação Calouste Gulbenkian. Em 2013 lança um livro, juntamente com o Professor Emérito de Harvard, Allan Hobson – “Criatividade” e expõe pela primeira vez no México. Seguido de uma exposição na China (Macau S.A.R.), no fim de 2014, e uma em Oslo em 2015.

“A Oriente tudo de novo” está patente até 28 de Agosto, com entrada gratuita.

“A Oriente tudo de novo”
Cadernos de viagem de Sofia Areal
12 de maio a 28 de agosto
Terça-feira a domingo: 10h00-18h00
(à sexta-feira o horário prolonga-se até às 22h00)
Encerra à segunda-feira
Entrada: Gratuito

You May Also Like

Crypta anunciam concerto exclusivo no Porto

Amplifest anuncia cartaz de concertos para a edição 2024

Zigurfest anuncia novas datas

The Mission estão de regresso a Portugal

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt