À conversa com Inês Magalhães

Inês Magalhães-LookMag_pt00

Deu vida às MagaSessions que agora ganham vida num festival que vai encher Lisboa de boa música. MagaFest chega em Setembro e a Look Mag esteve à conversa com Inês Magalhães, a mentora por detrás do evento.

– Dois anos de MagaSessions significa o sucesso comprovado do projeto, certo?
Parece-me que sim, ao fim de dois anos ‘e meio’ o balanço é muito positivo, a casa foi crescendo e recebeu mais de trinta espetáculos culminando agora no MagaFest, uma continuação natural das MagaSessions que irá acontecer dia 06 de Setembro na Casa Independente. Músicos nacionais e internacionais fizeram desta casa a sua, apresentando aos convidados as mais diversas experimentações sonoras.

– Como é que tiveram a ideia destas sessões de música?
As MagaSessions começaram em Abril de 2012 com um convite a uma banda chamada Coreto, da qual fazem parte Simão Palmeirim (que estará no MagaFest com o seu projeto Não Simão) e João Marques, na altura ainda no inicio do seu projeto mas como é normal nos músicos pouco jeito têm para se promover. Convidei os amigos e os amigos dos amigos, o Gonçalo Soares para filmar e o Frederico Saraiva para fotografa-los, registo esse que depois os ajuda, dando-lhes material para se poderem promover, sendo desde da primeira sessão regra da casa.

– Foi algo a que os músicos aderiram logo?
Sim, provavelmente por o projeto se destacar da oferta que há neste momento, apresentando um formato fora do vulgar, alternativo e mais recetivo ao diálogo e contacto entre convidados e músicos.

Inês Magalhães-LookMag_pt01

– Achas que o sucesso está relacionado com o formato do evento, algo pouco visto por cá até então?
Se no principio era eu que fazia o convite, rapidamente os próprios músicos perceberam que existia um espaço onde poderiam usar como laboratório para os seus projetos e parcerias com outros músicos fugindo ao formato original a que estão habituados.

– Como é que “selecionam” os artistas convidados?
Seleciono os artistas segundo o meu gosto pessoal, desafiando-os a apresentar-se em ambiente caseiro de forma a dar acesso à cultura, permitindo que se reúnam à volta de uma heterogénea seleção musical, sempre foi um dos grandes objetivos.

– Agora nasce um festival de um dia baseado nelas…como surgiu esta ideia?
É o culminar de dois anos e meio de muito trabalho e dedicação que irá acontecer dia 6 de setembro na Casa Independente, onde tenho outras condições quer de espaço como da própria estrutura da CI para apresentar um cartaz como o do MagaFest.

– Imagino que cada um dos músicos aderiu de imediato…
Sim, foi incrível como disseram que sim quando lhes propus integrarem o Festival.

– O que é que público vai encontrar nesse dia de música na Casa Independente?
Um ambiente descontraído parecido ao que podemos encontrar nas MagaSessions, mantendo a proximidade com o público.

– Vão tocar géneros diferenciados de público, era esse um dos objetivos das MagaSessions?
Sim, da mesma forma que oiço vários géneros musicais parece-me que faz sentido um festival poder oferecer o mesmo.

– Optaram por fazer o evento num único dia. Porquê?
Questões práticas de espaço e de budget. Sendo a primeira edição do festival que nasceu de um projeto peculiar, relativamente pequeno e à margem das grandes casas, é preciso tempo até as pessoas aderirem e poder aumentar a sua dimensão.

Inês Magalhães-LookMag_pt02

– Do cartaz fazem parte novos nomes da música nacional e outros já consagrados. Relativamente aos primeiros achas importante este apoio dado a quem está agora a começar?
Da mesma forma que a razão das MagaSessions terem começado em 2012 com o concerto de Coreto era ajudar os músicos a lançarem-se em concertos e divulga-los, o MagaFest continua essa linha de apostar em novos nomes da música nacional.

– Como vês o universo da música nacional atual?
Acho que a musica nacional está numa altura prolífica, estão a aparecer músicos brilhantes a um ritmo que não tínhamos à algum tempo no nosso país.

– Quais são os nomes do cartaz desta primeira edição do festival?
Bruno Pernadas, Memória de Peixe, João Lobo, J.P. Simões, Não Simão, Nome Comum, Norberto Lobo e Gabriel Ferrandini, Noz², Tiago Sousa, e algumas surpresas reveladas no dia.

– E as MagaSessions vão continuar?
Em Outubro as MagaSessions voltam, em principio com um formato um pouco diferente mas que por agora fica guardado.

Por: Sandra Pinto

MagaFest
Dia: 6 de Setembro
Horário: das 15h00 às 02h00
Preço: 15 euros (à venda nas plataformas MagaSessions e Casa Independente)
Onde: Largo do Intendente, 45, Lisboa
Artistas: Bruno Pernadas, Memória de Peixe, João Lobo, J.P. Simões, Não Simão, Nome Comum, Norberto Lobo e Gabriel Ferrandini, Noz², Tiago Sousa
www.magasessions.com
www.facebook.com/MagaSessions
www.vimeo.com/magasessions

You May Also Like

À conversa com Cancro

Crypta anunciam concerto exclusivo no Porto

Lena d’Água lança o single “O que fomos e o que somos”

Amplifest anuncia cartaz de concertos para a edição 2024

error: Conteúdo protegido. Partilhe e divulgue o link com o crédito @lookmag.pt